Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/06/2016-12h00

Udesc Ibirama apresenta projeto de extensão sobre estudos ambientais para comunidade nesta terça

As ações do projeto de extensão Green House - Laboratório de Estudos Ambientais, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), serão apresentadas à comunidade acadêmica e externa nesta terça-feira, 14, a partir das 16h30, na casa de enxaimel localizada na sede da unidade, em Ibirama.

Coordenado pela professora Priscila Natasha Kinas, do curso de Engenharia Sanitária, o projeto busca a conscientização ambiental sobre o gerenciamento de resíduos sólidos e o consumo consciente de bens duráveis e não duráveis. A iniciativa pretende ainda aprimorar a visão sustentável da comunidade universitária e divulgar a marca da Udesc na região.

A programação prevê também uma palestra sobre o método de ioga DeRose, que tem a proposta de elevar o praticante a um patamar de alta performance e de melhorar a qualidade de vida por meio da reeducação respiratória e da administração do estresse.

A atividade terminará com um café contendo alimentos produzidos pela aluna de Engenharia Sanitária Diomar Caetano, baseados em uma cozinha sustentável. Ela pretende lançar um livro de receitas, que será disponibilizado à comunidade de Ibirama.

Casa reformada

Segundo a professora Priscila, a casa de enxaimel foi reformada, ganhou nova pintura externa e interna, em serviço executado pelos alunos voluntários do Green House.

O local abrigará uma videoteca com exibição de filmes e espaço para palestras sobre sustentabilidade e realização de oficinas do projeto. "A casa já tem estrutura para se transformar num local de estudos do Green House", disse a docente da Udesc Ibirama.

Integram o projeto os acadêmicos de Engenharia Sanitária Rodrigo Porto, Barbara Kayser, Diomar Caetano, Thiago Martins, Felipe Pereira, Jéssica Kisner, Tayla Correa, Ana Luiza Parisotto, Thaís Ferreira, Vitor Pereira, Mônica Martins e Juçara Keske.

Ações

A realização das atividades da cozinha sustentável e da horta comunitária e vertical, integrantes do projeto, será neste semestre. Outras ações, como a construção de sistemas de coleta da água da chuva, aproveitamento de resíduos para fabricação de móveis e coleta de óleo de cozinha para produção de sabão doméstico, deverão ficar para o segundo semestre.

Na cozinha sustentável, alunos de até dez anos da Escola Tancredo Neves, de Ibirama, receberão aulas sobre gastronomia e como evitar desperdício de alimentos. Além disso, voluntários desenvolverão receitas e criarão materiais para ser disponibilizados na mídia digital.

Já a oficina sobre horta comunitária e vertical criará uma ferramenta adequada para pequenos espaços e adaptável ao ambiente escolar. O projeto buscará também aproveitar materiais descartáveis e estimular alunos a reaproveitar resídios sólidos e reutilizar e reciclar garrafas.

Leia mais:

19/05/2016 - Ações de projeto de extensão da Udesc Ibirama sobre estudos ambientais começarão em junho

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h