Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/09/2016-09h34

Udesc Ibirama apresentará 11 projetos de pesquisa durante 26º Seminário de Iniciação Científica

A pesquisa que avalia a eficiência do sistema de wetlands para o tratamento de efluentes líquidos em propriedades rurais será um dos 11 projetos do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, com apresentação em 29 de setembro, durante o 26º Seminário de Iniciação Científica (26º SIC).

Também serão apresentados estudos sobre assuntos como avaliações da emissão de gases em meio aquoso pela combustão do diesel S10; avaliações do desempenho de um sistema hidropônico como pós-tratamento de água residiária em modelo-piloto; e desenvolvimento do pensamento computacional em alunos do ensino fundamental e médio por meio da robótica.

Segundo o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Ibirama, Fernando Scheeffer, a apresentação das pesquisas será feita na modalidade oral, a partir das 14h do dia 29, no Centro de Eventos Manoel Marchetti, que sediará também o 3º Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex).

Quase 600 estudos

O 26º SIC reúne os resultados de artigos publicados e os relatórios finais dos projetos de pesquisa dos 12 centros de ensino da universidade, vinculados ao Programa de Iniciação Científica da Udesc.

Neste ano, serão apresentadas 580 pesquisas nas áreas de Engenharia, Linguística, Letras e Artes e de Ciências Agrárias, da Saúde, Biológicas, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais e Aplicadas. Cada centro selecionará o melhor trabalho, que receberá o certificado de menção honrosa.

De acordo com o calendário, também haverá apresentações nos dias 20 e 21 (Ceart), 22 (Ceres), 28 e 29 (CAV e CEO), 29 (Cefid) e 30 (CCT e Ceplan). Já houve eventos em outros três centros (Cesfi, Esag e Faed).

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h