Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/02/2014-18h57

Udesc inaugura novo prédio de Engenharia Ambiental em Lages

Evento teve presença do reitor e do governador - Fotos: Jaqueline Noceti/Secom Governo de SC

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) inaugurou nesta quinta-feira, 27, o novo prédio do curso de Engenharia Ambiental, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages.

Projetada com base no modelo do green building (edifício verde), a obra tem três mil metros quadrados de área, com luz solar para iluminação e aquecimento de água e com captação e reutilização da água da chuva. O custo total foi de R$ 3 milhões, vindos de recursos da universidade.

A inauguração contou com a presença do reitor e do vice-reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa e Marcus Tomasi; do governador do Estado, Raimundo Colombo; do diretor-geral da Udesc Lages, Cleimon Amaral Dias; e do chefe do Departamento de Engenharia Ambiental, Valter Becegato.

Além disso, a cerimônia foi prestigiada pelo diretor de Pesquisa Científica, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sebastião Iberes Lopes Melo, que foi reitor da Udesc entre 2008 e 2012 e responsável pelo início da obra do prédio inaugurado.

Também estiveram presentes integrantes da comunidade acadêmica; o secretário regional de Lages, Gabriel Ribeiro; e o prefeito do município, Elizeu Mattos.

Desenvolvimento para SC

O reitor Antonio Heronaldo de Sousa enfatizou que as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Udesc trazem grandes impactos para o desenvolvimento de diversas áreas do Estado. 

"A prova de sua eficiência é o fato de ter sido avaliada como a quarta melhor universidade estadual do Brasil pelo Ministério da Educação no ano passado, o que colocou a instituição com destaque no cenário nacional", afirmou.

"A Udesc Lages, por exemplo, contribuiu muito para que Santa Catarina seja o único estado livre de febre aftosa sem vacinação no País inteiro", reforçou Sousa.

O governador Raimundo Colombo destacou o papel estratégico da universidade para o desenvolvimento de SC e disse que não economizará esforços em obter recursos para outra obra fundamental para a Udesc Lages, que é o novo prédio do curso de Engenharia Florestal.

"Faço questão de elogiar a gestão da obra da Engenharia Ambiental, que teve baixo custo e é de alta qualidade", salientou.

Estrutura do edifício

O novo prédio atenderá a graduação de Engenharia Ambiental, com 350 alunos, e a pós-graduação, que terá mestrado a partir de 2015.

A estrutura é climatizada e tem oito salas de aula, com capacidade para cerca de 70 alunos cada e equipamentos multimídia, e salas para secretaria do curso, reuniões, individuais para professores, recepção, monitores de disciplinas, fotocópia e copa.

No prédio, também foram montados 14 laboratórios: Avaliação de Impacto Ambiental; Análise de Água e Resíduos; Física e Instrumentação; Físico-Química; Geologia e Geotecnia; Geomática; Hidráulica Ambiental; Hidrologia; Informática e Modelagem; Poluentes Atmosféricos; Saneamento; Tecnologias Limpas; Toxicologia Ambiental; e Tratamento de Águas e Resíduos.

Além disso, o local conta com garagem para carro e barco, utilizados em projetos de pesquisa, anfiteatro de 190 metros quadrados de área, com capacidade para 200 pessoas e aparelhos multimídia, e videoconferência, com área de 50 metros quadrados, também com equipamentos multimídia.

Segundo o chefe do Departamento de Engenharia Ambiental, Valter Becegato, o prédio foi construído com cabeamento estruturado CAT6, de última geração, para velocidade de 1 giga. "Tal estrutura permitirá intercâmbio com universidades estrangeiras para a realização de palestras, cursos online e defesas de mestrado e doutorado", destaca o professor.

Leia mais:

6/12/2013 - Avaliação do MEC coloca Udesc como quarta melhor estadual do Brasil e 18ª no geral


29/11/2012 - Reitor assina ordem de serviço para novo prédio de Engenharia Florestal na Udesc Lages

7/7/2011 - Governador e reitor assinam ordem de serviço de R$ 2,4 milhões para construção de nova obra da Udesc

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalistas Rodrigo Brüning Schmitt e Thiago Augusto
E-mail: ascom@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h