Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/11/2017-13h21

Udesc Joinville apresenta novo veículo baja nesta quinta

Vídeos e fotos do processo de criação, montagem e testes do protótipo serão exibidos no evento, além da exposição do novo carro - Foto: Divulgação
A equipe Udesc Velociraptor, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, apresenta seu novo veículo - modelo baja, nesta quinta-feira, 9. O evento será aberto à comunidade e acontecerá às 19h, no Auditório do Bloco F. Vídeos e fotos do processo de criação, montagem e testes do protótipo serão exibidos, além da exposição do novo carro.

O veículo será utilizado na Etapa Sul da competição Baja SAE Brasil, que será realizada de 16 a 19 de novembro, na Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul. A equipe que projetou e construiu o carro é formada por 34 estudantes de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, que participarão do desafio.

O carro, batizado de Fênix, começou a ser projetado no início do ano. Orientados pelo professor Nicodemus Neto da Costa Lima, os estudantes trabalharam no veículo, inclusive nas férias. A equipe traçou metas para reduzir a massa do veículo, em comparação ao projeto anterior; e melhorar a eficiência e aceleração do carro.

A Udesc Joinville disputará a competição com outras 21 universidades do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Os veículos de cada equipe serão submetidos a provas que testarão a segurança, a aceleração, a velocidade, a tração, os freios, a manobrabilidade e a suspensão dos protótipos. O carro também passará por um enduro de resistência, com três horas de duração.

O programa Baja SAE Brasil é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia, que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com o desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.


Udesc Velociraptor Baja

A equipe Udesc Velociraptor Baja faz parte de um projeto de ensino e extensão do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Udesc. A equipe é dividida em subsistemas, cada um responsável pela produção de uma parte do carro, como os freios, a transmissão e suspensão dianteira, entre outras.

Durante a realização do projeto, os acadêmicos se deparam com situações reais de engenharia e situações empresariais, como gestão de pessoas, orçamento e gestão de projeto. A equipe ainda mantém contato com empresas da região, com o objetivo de conseguir patrocínios e serviços.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na página da equipe no Facebook e também pelo e-mail bajaudesc@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h