Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/11/2021-17h48

Udesc Laguna inaugura herbário com nova coleção botânica nesta quinta

Evento terá transmissão pelo YouTube - Arte: Divulg.
Nesta quinta-feira, 2, às 14h, o Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, realizará a cerimônia de inauguração do Herbário Laboratório Anita Garibaldi (LAG), com a nova coleção botânica da unidade.

O evento será realizado de forma híbrida, com atividades presenciais na Udesc Laguna e transmissão pelo YouTube.

A programação inclui apresentações de botânicos brasileiros renomados, como Hilda Longhi Wagner, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); André Gasper, da Universidade Regional de Blumenau (Furb); Ana Odete Santos Vieira, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); e Rafaela Forzza, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

De acordo com o coordenador do projeto, o professor Christian da Silva, da Udesc Laguna, o herbário representa uma coleção científica de algas, plantas e fungos que tem como finalidade "funcionar como um depositário de amostras botânicas preservadas segundo técnicas convencionais para cada grupo de organismos".

"As amostras darão suporte ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão, como, por exemplo, identificação de espécimes vegetais, levantamentos florísticos, restauração de áreas degradadas, avaliação dos efeitos antrópicos na vegetação, atividades educativas e suporte a consultorias ambientais."

Sobre o projeto 

O LAG foi nomeado em homenagem à heroína dos dois mundos Anita Garibaldi, ilustre figura histórica de Santa Catarina e de Laguna. A sua sigla (LAG) também é uma alusão ao nome da cidade, que é a sede do centro de ensino, ao qual o herbário está vinculado.

A planta símbolo do herbário é a mesma de Laguna, o butiá (Butia catarinensis Noblick & Lorenzi). "Trata-se de uma espécie endêmica das restingas de Santa Catariana e do Rio Grande do Sul, de grande importância ecológica e econômica, devido ao consumo de seus frutos in natura ou em outras preparações, como sucos e sorvetes", explica Christian.

Localizada no litoral do Sul de Santa Catarina, Laguna abriga grande diversidade de formações vegetais e está em uma área de transição entre os climas tropical e subtropical, o que a torna muito interessante do ponto de vista biogeográfico. "Diante disso, a criação do LAG tem o potencial de impulsionar os estudos da vegetação da região, ainda incipientes", conclui o docente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento terá transmissão pelo YouTube
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h