Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/06/2017-15h50

Udesc lança novo programa e página na internet para reunir ações de sustentabilidade

Universidade conta com programa especial para gestão da sustentabilidade - Arte: Letícia Schuli
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou nesta segunda-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Programa Udesc Sustentável, com o objetivo de institucionalizar as ações de sustentabilidade da universidade. 

O programa compreende a revisão de aspectos estratégicos da universidade tendo em vista o incentivo a uma cultura com maior responsabilidade socioambiental, por meio do envolvimento de toda a comunidade acadêmica. 

São duas frentes de trabalho: a elaboração de um diagnóstico das ações de sustentabilidade já desenvolvidas nas 12 unidades da Udesc, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, além de um Plano de Sustentabilidade para a instituição.

Para isso, foi criada a página Udesc Sustentável, na qual podem ser conferidos as ações já realizadas e os detalhes do plano de sustentabilidade. Um dos destaques do portal é a interatividade, já que a ideia é de que acadêmicos, professores e técnicos da instituição participem diretamente cadastrando ações da área de sustentabilidade que ainda não foram mapeadas.

O programa Udesc Sustentável é resultado do trabalho de uma comissão formada por professores e técnicos da universidade, com participação de alunos da pós-graduação. A iniciativa integra o Plano de Gestão 2016-2020.

Levantamento de ações

O primeiro passo do projeto foi fazer o levantamento das ações de sustentabilidade que existem na Udesc nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão por meio da busca de conceitos como "sustentabilidade", "ecologia" e "meio ambiente". Ao todo, foram mapeadas 215 ações durante os últimos três meses.

Na área de ensino, foram mapeadas mais de 160 disciplinas relacionadas aos temas. Na pesquisa, foram identificados mais de 20 grupos de pesquisa que estudam assuntos ligados à sustentabilidade. Na extensão, foram levantados 18 programas a ações. 

Na área de sustentabilidade na gestão, por exemplo, a universidade já conta com coleta seletiva de resíduos sólidos e bicicletários, construção de prédios considerando aproveitamento da iluminação natural e coleta da água da chuva.

Meta de sustentabilidade

A comissão de elaboração do programa Udesc Sustentável é composta pelo professor Gilmar de Almeida Gomes, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), que preside os trabalhos; pelo pró-reitor de Planejamento, Leonardo Secchi; pelo pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Fábio Napoleão; pelo secretário de Comunicação, Luiz Eduardo Schmitt; e pelos técnicos Gustavo Kogure, da Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII), e Marcelo Cardoso, da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

Também fazem parte os professores Valério Turnes e Janice Bogo, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), o professor Francisco Henrique de Oliveira, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), e Isabel Cristina da Cunha, do Centro de Educação a Distância (Cead)

Colaboraram ainda os mestrandos do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da Udesc Faed e a acadêmica Ana Karolina Cherobin, do curso de Engenharia de Alimentos da Udesc Oeste.

"O foco inicial do programa será na dimensão ambiental, ampliando a abrangência para as outras dimensões da sustentabilidade, num processo participativo e integrado", ressalta o professor Gomes.

Depois da fase de levantamento das ações, serão definidas as metas de sustentabilidade da Udesc, ou seja, quais pontos deverão ser priorizados pela universidade. Para chegar a essa decisão, será preciso a participação da comunidade universitária. 

"O programa é uma plataforma inicial para o cadastramento das iniciativas ligadas à sustentabilidade já desenvolvidas na universidade e o incentivo a novas ações", afirma o pró-reitor de Planejamento, Leonardo Secchi.

Programação especial na Faed

Paralelamente, a Udesc Faed, em Florianópolis, organiza uma programação especial para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A programação inclui o plantio do ipê-roxo, árvore-símbolo da Udesc Faed, uma oficina do programa de extensão "Mapeamento colaborativo: Uma forma de conhecer e entender o território e o lugar" e a apresentação do documentário “Uma Gota.doc”, que aborda o tema poluição dos oceanos e praias.

Também estão sendo realizadas atividades lúdicas com a participação de alunos de escolas públicas da região e uma fala do professor Jairo Valdati, do Departamento de Geografia, sobre a vegetação na região e o plantio de árvores no entorno da Udesc Faed.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Universidade conta com programa especial para a gestão da sustentabilidade
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h