Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/06/2016-12h10

Udesc Oeste pede apoio a deputado para instalação de subestação elétrica na fazenda experimental

Valdir Colatto (no centro) também visitou instalações da unidade nesta segunda - Foto: Divulg.

O diretor-geral do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Dilmar Baretta, recebeu o deputado federal Valdir Colatto nesta segunda-feira, 20, em visita do parlamentar à sede da unidade, em Chapecó.

Entre os assuntos da reunião, Baretta pediu o apoio de Colatto para a instalação, pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), de uma subestação na Fazenda Experimental da Udesc Oeste, localizada no município de Guatambu.

O encontro também teve as presenças do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Cleuzir da Luz; da diretora de Administração, Marilha Santos; e do coordenador da fazenda, Luiz Alberto Nottar.

Local para aulas e projetos

Com área de 60,7 hectares e localizada a 20 quilômetros de Chapecó, a fazenda foi adquirida pela universidade em 2010, por R$ 1,6 milhão, para a realização de aulas práticas e projetos de pesquisa por alunos dos cursos oferecidos pela Udesc Oeste, especialmente o de Zootecnia.

Além da cerca que está sendo construída pela universidade, o programa de perfuração de poços artesianos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (Cidema), da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), deverá implantar, em dois meses, um poço na fazenda para a captação de água, com o apoio da Prefeitura de Guatambu.

O diretor-geral da Udesc Oeste informou também que, uma vez por semestre, são coletadas amostras de fertilidade do solo do local por alunos de Zootecnia e o grupo de pesquisa Solos e Sustentabilidade do curso definirá uma área para começar a realizar trabalhos ali em agosto.

Núcleo do leite

Baretta também pediu o apoio do deputado para a liberação de recursos de R$ 15 milhões, já aprovados pelo Ministério de Integração Nacional, para a construção do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite (NCTI) para os cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química da Udesc Oeste em Pinhalzinho.

O projeto do Núcleo Estadual de Integração e Desenvolvimento da Região da Faixa de Fronteira de Santa Catarina foi feito por professores da Udesc e técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri), da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc), da Secretaria de Estado do Planejamento e da Cooperativa Central Aurora Alimentos.

De acordo com Baretta, o núcleo visa melhorar a qualidade da produção leiteira no Estado e aumentar a capacidade laboratorial da região, que é inferior à demanda.

Obras na BR-282

Outra demanda apresentada pelo diretor-geral da Udesc Oeste a Colatto foi a articulação com o Departamento Nacional de Infraestruura de Transportes (Dnit) para a instalação de lombadas eletrônicas e a construção de um trevo na Rodovia BR-282 em Pinhalzinho.

Essas obras são necessárias para dar mais segurança à travessia dos alunos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química quando o novo prédio dos cursos ficar pronto, em 2017.

Leia mais:

25/06/2015 - Projeto da Udesc para criar rota de integração do leite no Oeste de SC é tema de reunião em Brasília

08/05/2015 - Nova obra da Udesc Oeste reforça investimentos da universidade na região

14/01/2015 - Fazenda experimental aprimora conhecimento dos alunos dos cursos da Udesc Oeste

12/12/2014 - Laboratório de análise e credenciamento do leite será construído na Udesc Oeste

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h