Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/07/2016-11h19

Udesc Oeste realiza 5º Simpósio Catarinense de Astronomia na sexta e no sábado, em Chapecó

O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a Associação Apontador de Estrelas promoverão nesta sexta-feira, 22, e sábado, 23, no prédio do curso de Enfermagem, no centro de Chapecó, o 5º Simpósio Catarinense de Astronomia com apresentação de 22 trabalhos nas modalidades oral e pôsteres.

Segundo o coordenador da iniciativa,  professor Daniel Iunes Raimann, da Udesc Oeste, cerca de 100 pessoas se inscreveram para participar do simpósio das cidades de Florianópolis, Araranguá, Jaraguá do Sul, Concórdia, Brusque e Videira, do Oeste de SC e dos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás.

O simpósio terá palestras, mesa-redonda com o tema “Mulher, Ciência e Astronomia”, sessões do Planetário Digital Móvel da Udesc Oeste, noite de observação do céu com telescópio e práticas em astrofotografia.

Durante as atividades, a Udesc Oeste e a Associação Apontador de Estrelas promoverão a 1ª Exposição Catarinense de Astrofotografia, com o tema “O Cèu de Santa Catarina”. 

Palestra

Nesta quinta-feira, 21, a  Udesc Oeste e a Associação Apontador de Estrelas promoverão, às 19h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, a palestra “Ensinando Astronomia – importância e particularidades”.

Cerca de 300 pessoas entre professores, estudantes de licenciatura e de ensino médio e integrantes da comunidade em geral do Oeste de SC se inscreveram para participar da conferência, que será ministrada pelo professor Rodolfo Langhi,
vinculado ao Departamento de Física da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

O docente é autor dos livros “Educação em Astronomia” e “Aprendendo a Ler o Céu”, um pequeno guia prático para a astronomia convencional. 

Leia mais:

11/09/2015 - Planetário Digital Móvel da Udesc Oeste realizará sessões em Joaçaba para mostrar Universo

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935

galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h