Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/04/2015-12h57

Udesc Oeste realiza encontro de plantas medicinais na quinta e na sexta, em Cunha Porã

Encontro debaterá implantação de horto medicinal no município de Cunha Porã - Foto: Divulgação

O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará na quinta, 23, e na sexta-feira, 24, o 1º Encontro de Plantas Medicinais de Cunha Porã para discutir o cenário atual da utilização de plantas medicinais pela população e capacitar mulheres agricultoras de Cunha Porã e Palmitos e equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) dos municípios de Maravilha, Tigrinhos, Flor do Sertão e Iraceminha.

O encontro, que servirá também para debater a implantação de um horto medicinal em Cunha Porã, será realizado no salão nobre da prefeitura e tem o apoio da Associação Catarinense de Plantas Medicinais (ACPM), da Cooperativa Regional Auriverde e da unidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em Cunha Porã.

Os palestrantes serão o presidente da ACPM, Antonio de Miranda Wosny, que já atuou no Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina, e do médico César Paulo Simionato, que trabalha com fitoterapia na unidade de saúde do Bairro Rio Tavares, em Florianópolis, e no Horto de Plantas Medicinais do Hospital Universitário.

De acordo com a programação do encontro, a abertura será às 8h30, com a apresentação do projeto de extensão Promoção da Saúde Através das Plantas Medicinais em Comunidades Rurais do Oeste Catarinense. A iniciativa em Cunha Porã é uma das três ações do programa de extensão Promoção da Saúde de Comunidades Rurais.

As outras duas preveem a realização de oficinas de reflexão sobre a promoção de saúde e do cuidado de homens e mulheres da área rural e a assistência em enfermagem dos acamados ou com limitação de mobilidade por meio da realização de curativos, troca de sondas e avaliação dos cuidados recebidos.

O programa de extensão está sendo desenvolvido com recursos da Udesc, enquanto aguarda a liberação de R$ 139 mil do Ministério da Educação (MEC). O repasse dos recursos federais foi aprovado em julho de 2013.

Horto medicinal

Segundo a coordenadora da ação em Cunha Porã, professora Kiciosan Galli, a prefeietura já doou um terreno, do tamanho da metade de um campo de futebol, para a implantação do horto medicinal.

Ela diz que as mulheres agricultoras capacitadas farão o plantio de chás medicinais para distribui-las à população. "Vamos plantar, colher e armazenar o produto. Depois os profissionais de saúde prescreverão o chá", destaca.

Entre as plantas que serão produzidas, estão malva, boldo, carqueja, hortelã, cavalinha, melissa e cidreira, que combatem resfriados, problemas gastrointestinais, alergia, gastrite e diarreias.

Leia mais:

31/03/2015 - Udesc Oeste promoverá 1º Encontro de Plantas Medicinais em abril, em Cunha Porã

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h