Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/05/2017-12h26

Udesc organizará próxima edição de encontro nacional de pró-reitores de extensão

 

Equipe da Udesc participou do último encontro do Forproex, em Porto Seguro (BA). Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) organizará, entre 16 e 18 de novembro, em Florianópolis, a 42ª edição do Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). A escolha foi feita por aclamação entre os representantes do fórum durante a última edição do evento, que ocorreu em Porto Seguro, na Bahia, entre 17 e 20 de maio.

O tema do próximo encontro será “Os rumos da extensão universitária brasileira: 30 anos do Forproex”. Também fará parte da organização a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal de Educação de SC (IFSC). Para a coordenadora de Extensão da Udesc, Geysa Abreu, o fórum trará os debates nacionais da extensão para Santa Catarina e fortalecerá a discussão de temas como a curricularização na Udesc, na UFSC e no IFSC.

O último encontro teve como tema central “A extensão na perspectiva da integração social”, além de discussões sobre diversos eixos relevantes para a política da extensão universitária – financiamento, princípios da extensão e também a curricularização.

Segundo o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Fábio Napoleão, atualmente a universidade catarinense está alinhada às diretrizes de extensão do Fórum, presentes no PPA e PDI. “Devemos ter clareza da concepção de extensão adotada pela universidade e assim deixar de priorizar o verbalismo ou o ativismo, que geralmente incorrem no distanciamento de uma extensão viva, articuladora, comprometida com processos inclusivos e com a diversidade”, afirma.

Coordenação nacional de Direitos Humanos

Em Porto Seguro, a professora Geysa Abreu foi eleita coordenadora nacional de Direitos Humanos e Justiça do Forproex. Segundo Abreu, trata-se de iniciativa que fortalecerá o posicionamento da instituição no tratamento do tema e se soma a outras ações que estão sendo efetivadas, a exemplo da adesão da Udesc ao “Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos”.
O objetivo do pacto é superar a violência, o preconceito e a discriminação, além de promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas universidades.

Abreu coordena ainda o programa “Novos Horizontes”, que articulou o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a Secretaria de Justiça e Cidadania, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Udesc em favor de políticas e ações destinadas às pessoas que estão em sistema de privação de liberdade. Para a professora, pessoas hoje em situação de exclusão social e com muitos de seus direitos violados, já que a educação, inclusive prevista em várias normativas legais, não está sendo cumprida nos sistemas prisionais brasileiros.

Na Bahia, representantes da Udesc também realizaram visita ao Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro (CIEPS), em que a educação ofertada na escola envolve suporte pedagógico da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com destaque para as ações extensionistas.

Assessoria de Comunicação da Udesc (Ascom)
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Equipe da Udesc participou do último encontro do Forproex, em Porto Seguro (BA)
  • Equipe da Udesc no Forproex
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h