Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/11/2017-12h30

Udesc participa de seminário sobre internacionalização da extensão em Foz do Iguaçu

Professores, técnicos e acadêmicos apresentaram 18 trabalhos sobre extensão no evento - Foto: Divulg.
Em 31 de outubro e 1º de novembro, uma comitiva de 50 extensionistas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participou do maior evento de extensão do Sul do Brasil, o 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), em Foz do Iguaçu (PR).

A edição teve o tema "Internacionalização da Extensão" e contou com a presença de estudiosos da América Latina, que falaram para um público de 1,4 mil pessoas de 27 instituições de ensino.

Os acadêmicos da Udesc, além de professores e técnicos apresentaram no evento 18 ações de extensão de todos os centros de ensino da instituição, divididas em 16 apresentações orais, uma oficina e um minicurso, com destaque para o Núcleo Extensionista Rondon (NER).

Os trabalhos estão dentro das oito áreas temáticas da Política Nacional de Extensão: comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; e trabalho.

O evento também tratou de temas como a universidade como bem público e extensão na pós-graduação, bem como o papel da extensão na proposição e a implementação de políticas públicas.

Para o coordenador de Extensão da Udesc, Alfredo Balduíno Santos, o Seurs, ao oportunizar a troca de ideias e experiências entre extensionistas de dezenas de universidades, abre caminho para o aperfeiçoamento do fazer extensionista na universidade, no campo acadêmico e no âmbito da gestão.

Atual conjuntura do ensino superior

Durante o evento, os pró-reitores de Extensão debateram a atual conjuntura política e econômica do País e seus reflexos na educação superior, como a contenção do fomento às políticas de extensão e cultura. Houve reflexos, por exemplo, na descontinuidade de programas federais como o Proext, do Ministério da Educação (MEC).

Os pró-reitores reunidos escreveram a Carta de Foz do Iguaçu, que estabelece estratégias políticas e de comunicação para enfrentamento do período de crise das universidades públicas no Brasil, a ser aprovada no 42º Forproex, que será realizada entre 16 e 18 de novembro, em Florianópolis.

Segundo o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Fábio Napoleão, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Região Sul e do Brasil é uma das mais importantes ações de resistência ao desmonte do ensino superior brasileiro, com adoção de práticas progressistas em favor do desenvolvimento da extensão.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h