Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/06/2017-12h46

Udesc promove jornada sobre terapia intensiva neonatal neste sábado, em Florianópolis

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoverá neste sábado, 1º, a primeira edição da "Jornada EstimulAção: A criança em foco" para capacitar acadêmicos e profissionais de Fisioterapia na área de terapia intensiva neonatal.

Com o tema "Fisioterapia neonatal: da UTI ao ambulatório, a programação será realizada no Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, das 9h às 18h. Os participantes devem chegar antes do início da programação para fazer o credenciamento e retirar material.

A jornada contará com as presenças de Lívia Barboza de Andrade, especialista em terapia intensiva neonatal e pediátrica, e Simone Nascimento Santos Ribeiro, que tem experiência em Neonatologia e Pediatria.

Organização e participações no evento

A jornada é promovida pelo programa de extensão "EstimulAção: a criança em foco", por meio da ação Capacitação Profissional, que visa preparar acadêmicos e profissionais para atuar nos ambientes de terapia intensiva neonatal, ou seja, aqueles que atendem recém-nascidos de risco.

Durante a jornada, haverá espaço para discussão e interação com o público em três sessões moderadas pelas professoras do Departamento de Fisioterapia da Udesc Cefid Dayane Montemezzo, Anelise Sonza e Luciana Sanada, que são organizadoras do evento e coordenadoras do programa de extensão.

O evento também contará com a participação da professora colaboradora Sheila Pacheco e das alunas Maylli Graciosa e Cristiana Miranda, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Udesc Cefid.

Trabalho de prevenção

No ambiente das unidades de terapia intensiva neonatal (Utin), os bebês frequentemente são expostos a estresse, dor, estimulação sensorial inadequada e procedimentos invasivos.

A função do fisioterapeuta no atendimento dessas unidades é identificar os melhores tratamentos para prevenir possíveis disfunções cardiorrespiratórias e neurossensorais causadas pelo longo tempo de internação dos recém-nascidos.

Inscrições

As inscrições estão encerradas. Quem se inscreveu e não poderá comparecer ao evento, deve avisar para que a vaga seja disponibilizada para a lista de espera.  Dos 270 inscritos, 70 estão na lista de espera. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h