Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/08/2017-15h27

Udesc promove oficina de Design Thinking para profissionais de recursos humanos em Florianópolis

Participantes aprenderam abordagem para criar soluções e projetos de forma cooperativa - Foto: Div.
Um grupo de 25 profissionais da área de Gestão de Pessoas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e de outros orgãos públicos participaram nas tardes de quinta, 27, e sexta-feira, 28, de uma oficina de Design Thinking realizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH) da instituição. 

Durante dois dias, as professoras Graziela Dias Alperstedt e Dannyela da Cunha Lemos, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) e do Laboratório de Educação para a Sustentabilidade (Leds), apresentaram os conceitos de Design Thinking, com técnicas para desenvolver soluções inovadoras de forma cooperativa.

Separados em cinco grupos, os profissionais escolheram um problema que afeta o setor de recursos humanos, estudaram esse problema e as necessidades dos usuários e criaram uma solução em forma de protótipo feito com materiais recicláveis para apresentar de forma lúdica.

"A ideia do Design Thinking é sair do pensamento racional, botar a mão na massa e começar a ver as coisas de uma forma mais simples", explica a professora Graziela.

Nesse contexto, o hábito de racionalizar e pensar demais às vezes pode impedir de enxergar soluções simples que podem melhorar o ambiente, o serviço, o produto e até mesmo relacionamentos.

Metodologia bastante usada

Segundo as professoras da Udesc Esag, as técnicas de Design Thinking, têm sido cada vez mais usadas dentro de empresas para resolver problemas organizacionais, de criação de produtos e serviços.

"Vocês foram bem além da nossa expectativa e fiquei muito feliz porque acho que todas as soluções que foram propostas são viáveis. Vocês atacaram problemas diferentes e complementares", comentou a professora Dannyela após a exposição de soluções para os problemas escolhidos.

Troca de experiências

Além de profissionais da Udesc, participaram da atividade funcionários dos tribunais de Justiça (TJ-SC) e Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SC), da Secretaria de Estado da Administração (SEA), do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) e das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

"Devemos buscar que mais órgãos participem porque a gente troca muita informação interessante. Às vezes, as experiências de um órgão podem ser aplicadas em outros e fazer nascer essa sementinha da boa prática", destaca o analista administrativo do TJ-SC Marcelo Silva.

Segundo a CDH, a proposta é de que a oficina seja realizada mais vezes. "A ideia é fugir um pouco das amarras da burocracia que é inerente aos orgãos públicos e buscar outras formas de resolver os problemas cotidianos", afirma o coordenador de Desenvolvimento Humano da Udesc, Silmar Neckel.

Incentivo à sustentabilidade

Lançado em outubro do ano passado, na Udesc Esag, o Laboratório de Educação para a Sustentabilidade (Leds) tem, entre seus objetivos, disseminar metodologias de ensino voltadas à sustentabilidade e fomentar a criação de negócios que busquem resolver problemas socioambientais.

A iniciativa está vinculada ao projeto de pesquisa "Transformações no campo da gestão", coordenado pela professora Graziela Dias Alperstedt, do grupo Strategos, em parceria com a professora Carolina Andion, do Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp).

Além da oficina de Design Thinking, o Leds promove oficinas gratuitas de meditação e apresentou o "Armário Coletivo”, iniciativa que visa incentivar o descarte consciente de roupas, brinquedos, livros e outros produtos.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h