Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/08/2016-18h07

Udesc realiza Ciclo de Investigações em Artes Visuais de 29 a 31 de agosto

 
O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza na próxima semana, entre os dias 29 e 31 de agosto, a 11ª edição do Ciclo de Investigações em Artes Visuais. Organizado pelos discentes do PPGAV, o evento é aberto à participação de pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior (IES), estudantes e demais interessados na área.

A programação completa já está divulgada e prevê conferências, oficinas, apresentações de trabalhos, performances, entre outras atividades. A conferência de abertura, que ocorre às 15h do dia 29 no auditório do bloco amarelo da Udesc Ceart, será realizada pelo artista multimídia, curador e crítico Ricardo Basbaum, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que falará sobre “A universidade como parte do circuito de artes”.

O evento é gratuito e aberto ao público, sendo que os participantes já inscritos podem agora realizar inscrição em umas das três oficinas selecionadas. Cada uma tem 15 vagas disponíveis:
  • “Pinhole: Fotografar o DES”, com Cássia Oliveira: dia 29 de agosto, das 9h às 12h;
  • “Processing em sistemas degenerativos”, com Calixto Bento: 30 de agosto, das 9h às 12h;
  • "Desengordurar”, com Observatório Móvel: 31 de agosto, das 9h às 12h.

Sobre o Ciclo de Investigações em Artes Visuais

O Ciclo é organizado pelos discentes do PPGAV e é aberto à participação de pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior (IES), estudantes e demais interessados na área. O evento tem como objetivo a divulgação, o compartilhamento e a discussão da produção acadêmica atual, desenvolvida em três linhas de pesquisa que compõem o programa: Ensino das Artes Visuais, Processos Artísticos Contemporâneos e Teoria e História das Artes Visuais.

O tema do 11º Ciclo foi pensado como um jogo gramatical com palavras iniciadas por “des”, como: desatar, desacordo, desapropriação, desborde, desbunde, desconfiguração. “No jogo gramatical, o prefixo é um afixo que se adiciona à esquerda de uma palavra com o intuito de alterar seu sentido original. Prefixos de negação como des_ , referem-se, principalmente, à privação, ausência ou negação de algo, mas não somente. São, sobretudo, unidades linguísticas que têm como condição de existência gerar debate”, pontuam os organizadores do evento.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento, pela página no Facebook ou pelo e-mail divulgaciclo@gmail.com.

Serviço:

O QUÊ: 11º Ciclo de Investigações em Artes Visuais.
QUANDO: 29 a 31 de agosto.
ONDE: Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h