Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/10/2016-17h02

Udesc realiza programa de desenvolvimento gerencial para Secretaria de Saúde de Florianópolis

Primeiro módulo, para diretores e gerentes da SMS, foi concluído nesta segunda. Fotos: Gustavo Vaz
Mais de uma centena de gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis participam até o próximo ano de um programa de desenvolvimento gerencial realizado pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

As atividades mobilizam ao todo cerca de 140 gestores, entre diretores e gerentes da secretaria, coordenadores distritais e de unidades de saúde, de policlínicas e de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), diretores de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e supervisores da rede de Atenção Primária à Saúde (APS).

Iniciado em agosto de 2015, o programa consiste em quatro módulos, com duração total de 24 meses. O primeiro módulo, voltado aos diretores e gerentes da secretaria, foi concluído nesta segunda-feira, 31.

Gestão pública

Ministrados na Udesc Esag, com envolvimento de 21 professores da Udesc e de outras instituições, os encontros visam possibilitar aos servidores a aquisição de competências e habilidades sobre processos na área da Gestão Pública.

O conteúdo dos módulos foi definido junto aos gestores da secretaria, para atender demandas identificadas em um estudo de mapeamento de competências que detectou a necessidade de capacitar servidores para consolidar conhecimentos e habilidades interpessoais, métodos e técnicas de gestão.

Voltado para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), o programa tem aderência com as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).

Segundo a professora Sulivan Desirée Fischer, coordenadora do programa, a iniciativa surgiu a partir de uma parceria desenvolvida desde 2010 entre o Departamento de Administração Pública (DAP) da Udesc Esag e a SMS da Capital.

A parceria inclui a realização de trabalhos semestrais de consultoria, que mobilizam acadêmicos e docentes do curso – criada pela professora Sulivan, a atividade se tornou interdisciplinar e ação extensionista a partir de 2011, com o apoio da professora Paula Chies Schommer.

Leia mais:

28/06/2016 - Encontro na Udesc apresenta ações desenvolvidas em parceria com Secretaria de Saúde da Capital

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica-esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Primeiro módulo, para diretores e gerentes da SMS,  foi concluído nesta segunda.
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h