Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/12/2016-18h04

Udesc recebe curso de modelagem de negócios com professores da Universidade de Berkeley

Udesc Esag sedia primeira edição do curso no Brasil; primeira aula lotou auditório nesta segunda. Fotos: Gustavo Vaz e Luzara Pinho/Ascom
Três professores da prestigiada Universidade da Califórnia em Berkeley (UC Berkeley), nos Estados Unidos (EUA), ministram até fevereiro um curso sobre a metodologia “Lean LauchPad", de modelagem de negócios, voltado a acadêmicos e docentes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), além de representantes de empresas e profissionais de diferentes áreas.

Desenvolvido pelo renomado professor Steve Blank, o método é aplicado na UC Berkeley, uma das melhores universidades do mundo, e também serve de base para o programa Innovation Corps ("I-Corps"), da Fundação Nacional da Ciência (National Science Fundation - NSF), agência de governo dos EUA.

Os norte-americanos Andre Marquis e Mark Searle e o brasileiro Flávio Feferman, todos vinculados à UC Berkeley, proferiram a palestra de abertura do programa na tarde desta segunda-feira, 5, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.

O primeiro encontro visou apresentar o cronograma de atividades, a equipe responsável e introduzir aos participantes o funcionamento da metodologia Lean LauchPad, considerada o estado de arte no ensino do empreendedorismo.

Modelagem de negócios

A abordagem busca contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação, por meio do treinamento em modelagem de negócios (baseada no método "lean-startup") e em outros conceitos modernos de estruturação, qualificação, análise e avaliação de novos empreendimentos.

No curso, os participantes atuam em "equipes de empreendedores" e são capacitados a identificar oportunidades (problemas reais que exigem soluções reais), validar ideias de produtos, interagir com clientes potenciais, construir um modelo sustentável de negócio e gerenciar o trabalho em equipe.

Na Udesc Esag, as atividades incluem aulas presenciais, ao longo desta semana, e encontros não presenciais, via teleconferência, em janeiro e fevereiro. Os encontros são ministrados em inglês e português.

Pioneirismo

Esta é a primeira edição do curso no Brasil, viabilizada com a participação do Instituto de Educação para Empreendedores, que atua como parceiro da UC Berkeley para trazer a metodologia à instituições brasileiras interessadas.

Segundo o professor Flávio Feferman, um dos objetivos da iniciativa é "fazer com que a metodologia seja replicada no País por instituições de excelência, como a Udesc Esag".

A vinda do programa à universidade é resultado de um trabalho de preparação de dois anos, conduzido no centro de ensino pelo professor Reinaldo de Almeida Coelho.

Autoridades

A abertura do programa foi prestigiada por diversos docentes, acadêmicos, parceiros da iniciativa e autoridades – pela Udesc, estiveram presentes o reitor, Marcus Tomasi, e a diretora de Ensino da Esag, Ana Paula Menezes Pereira, representando a direção geral do centro de ensino.

O reitor declarou que a realização do curso é "um momento importante para a Udesc, inclusive pela ousadia do projeto", e por contribuir para fazer da universidade uma instituição ainda mais voltada à sociedade e ao empreendedorismo, em todas as área de conhecimento.

Também esteve presente ao encontro o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni, que lembrou do espírito empreendedor de Santa Catarina e ressaltou a relevância do programa, enaltecendo a iniciativa da Udesc em sua realização: "A Esag é uma referência quando se fala em administração, agora associada à grande marca internacional da UC Berkeley".

A primeira aula teve início após a palestra de abertura.

O curso é financiado pelo Departamento de Estado dos EUA, com apoio da Fapesc, Udesc, Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag) e empresas interessadas.

Na Udesc Esag, o programa é realizado como um projeto de ensino do Departamento de Administração Empresarial (DAE), coordenado pelo professor Reinaldo Coelho.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Fone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Udesc Esag sedia primeira edição do curso no Brasil; primeira aula lotou auditório nesta segunda
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h