Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/06/2017-13h45

Udesc recebe eventos da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

Livro “Arte no Campo: Perspectivas Políticas e Desafios”. Foto: Márcia Pompeo Nogueira
A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (Jura) foi criada em 2013. Desde então, o evento ocorre todos os anos em diversas universidades federais, estaduais, particulares e institutos de ensino por todo o país entre os meses de abril e junho. Neste ano, o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participa do evento pela segunda vez.

O evento, que celebra uma parceria da Udesc com Movimentos Sociais, ocorre no dia 23 de junho. A programação inicia às 15h30, no auditório da Udesc Ceart, com a palestra “Questão Agrária em tempos de Golpe” sobre os efeitos da Medida Provisória 759 — que altera a lei da reforma agrária — e as perspectivas de enfrentamento do problema do ponto de vista das artes e da educação.

Ainda no dia 23 de junho, às 18h30, ocorre o lançamento do livro “Arte no Campo: Perspectivas Políticas e Desafios”. A obra é um dos resultados do curso de especialização Arte no Campo, realizado na Udesc e no assentamento José Maria, em Abelardo Luz, entre 2013 e 2015 com o objetivo de formar profissionais capacitados para ampliar a inserção da arte na vida dos assentamentos rurais da reforma agrária, enquanto um recurso poético e pedagógico que possa empoderar seus moradores, contribuir para a expressão de seus diferentes segmentos e articulá-los no enfrentamento de seus problemas.

O tema abordado no livro é a relação entre arte e política. Além disso, “Arte no Campo: Perspectivas Políticas e Desafios” propõe a discussão sobre o que poderia ser considerado arte fora dos contextos urbanos. Alguns exemplares do livro serão distribuídos durante o lançamento.

Também ocorre, na sexta-feira, uma mostra com produtos da Reforma Agrária no Hall do Bloco Amarelo da Udesc Ceart. Entre os produtos que serão expostos, estão feijão preto, doces de abóbora com coco, uva e ameixa, leite condensado, chás, sabão artesanal, entre outros.

O livro
Arte no Campo: Perspectivas Políticas e Desafios” é um produto do curso de especialização Arte no Campo. O livro reúne algumas das palestras apresentadas em seminários do curso por pesquisadores conceituados das diferentes linguagens artísticas e por dirigentes nacionais do Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A obra também traz artigos escritos pelos professores do curso, com suas reflexões e contribuições e, também, os trabalhos dos estudantes. “O resultado expressa o processo vivo, diverso, desafiante que foi esta parceria entre universidade e movimentos sociais”, comenta a professora Márcia Pompeo Nogueira, coordenadora do curso.

Programação
15h30 – Abertura da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária com representantes da Udesc, do Incra e do MST.
Local: Auditório do CEART.

16h – Palestra: “Questão Agrária em tempos de Golpe” ministrada por Juliana Adriano – professora, socióloga, fotógrafa e dirigente do MST.
Local: Auditório do CEART.

17h – Entrega de diplomas para os formandos do Curso de Especialização Arte no Campo.
Local: Auditório do CEART.

18h30 – Lançamento do livro “Arte no Campo: Perspectivas Políticas e Desafios”, editado por Outras Expressões em 2016.
Local: Departamento de Artes Cênicas, sala do Teatro Educação.

Serviço:
O QUÊ: Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária.
QUANDO: Sexta-feira, 23, às 15h30.
ONDE: Centro de Artes da Udesc, Avenida Madre Benvenuta, nº 2.007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Livro
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h