Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/11/2017-14h10

Udesc sedia fórum nacional de extensão universitária em Florianópolis a partir de quinta

Universidade estadual realizará encontro pela primeira vez  entre 16 e 18 de novembro - Arte: Proex/Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará o 42º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) entre 16 e 18 de novembro, em Florianópolis.

Por meio de atividades como palestras, mesas-redondas, apresentações culturais e visita técnica, o evento debaterá o tema "Os rumos da extensão universitária brasileira: 30 anos do Forproex" em uma extensa programação.

A abertura do 42º Forproex ocorrerá às 9h, no auditório do Morro das Pedras Clube Hotel, na Capital, com a palestra "Os desafios da extensão universitária brasileira na atualidade", do historiador e educador José Eustáquio Romão.

O professor acompanhou o pedagogo brasileiro Paulo Freire por 11 anos, de 1986 até 1997, sendo diretor-fundador do Instituto Paulo Freire e uma das maiores autoridades no Brasil sobre o Plano Nacional de Educação.

O evento está sendo organizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e o Instituto Federal de Educação de Santa Catarina (Ifsc), sob a supervisão do Forproex.

Para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Fábio Napoleão, nesses 30 anos o Forproex tem pautado o "fazer extensionista" comprometido com o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia. "O debate nacional envolve temas acadêmicos e administrativos complexos, a exemplo da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, da curricularização, da institucionalização, financiamento e internacionalização da extensão", diz.

Segundo o coordenador de Extensão da Udesc, Alfredo Balduíno Santos, a realização do evento em Florianópolis, sob organização da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), expõe a fase de afirmação vivida pela extensão universitária da Udesc, com inúmeras inovações, em boa medida oriundas da articulação com o Forproex.

Sobre o Forproex 

O Forproex é uma entidade voltada para a articulação e a definição de políticas acadêmicas de extensão, comprometida com a transformação social para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.

São membros, com direito a voz e voto, os pró-reitores de Extensão e titulares de órgãos congêneres das instituições de ensino superior públicas brasileiras.

O fórum é dirigido por uma coordenação nacional composta, por um presidente, vice-presidente e pelos coordenadores regionais (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul, Centro-Oeste) e temáticos (cultura, comunicação, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, tecnologia e produção, trabalho, saúde).

Semestralmente, o Forproex se reúne para debates e anualmente elege sua coordenação nacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Encontro será realizado pela primeira vez na Udesc  em 18 de novembro
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h