Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/04/2017-16h37

Udesc sediará seminário internacional sobre arte e educação prisional

 
Nos dois dias de evento, o seminário contará com debates  conferências e mesas redondas sobre a temática da educação nos presídios. Arte: Gabriel da Silva
Os desafios e as novas perspectivas para a pesquisa em Ciências Humanas e Sociais e Direitos Humanos sustentam a discussão do 1º Seminário Internacional de Arte e Educação Prisional, que será sediado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), nos dias 30 e 31 de maio deste ano. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente pelo formulário online.

O seminário é organizado pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), através do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) e do programa de extensão Novos Horizontes: A Universidade nos Espaços de Privação de Liberdade - que visa, entre outras ações, implementar uma política de inclusão para internos e egressos do sistema prisional; e pelo Centro de Artes (Ceart), por meio do programa de extensão Pedagogia do Teatro e Processos de Criação.

O evento pretende avaliar a oferta de educação formal e não formal para as pessoas privadas de liberdade em estabelecimentos penais, além de estimular o desenvolvimento de projetos acadêmicos no âmbito do sistema carcerário. É a primeira vez que um programa de extensão da Udesc se propõe a reunir, através de um evento, a universidade e as instâncias responsáveis pelas políticas educacionais e de ressocialização nos presídios de Santa Catarina.

O Seminário tem como objetivo contribuir com a formação pessoal e profissional nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, articulando as políticas públicas juntamente com o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. O evento, que reunirá pesquisadores, acadêmicos de graduação e pós-graduação e professores da Educação Básica e do Ensino Superior, contará com uma programação de conferências, mesas redondas, comunicações orais e apresentações culturais.

Programação inclui projetos da Udesc e ações desenvolvidas no Brasil e no exterior

Para Vicente Concilio, professor do Departamento de Artes Cênicas e um dos integrantes da coordenação geral, o evento possibilitará a discussão de propostas de educação, arte e implantação de bibliotecas nos presídios de Santa Catarina, a partir de ações que já acontecem por aqui. É o caso do programa de extensão Ecomoda da Udesc, que em conjunto com parceiros desenvolve uma iniciativa de capacitação para geração de trabalho e renda com mulheres reeducandas do Presídio Regional de Tijucas.

A atividade, coordenada pela professora Neide Schulte, realiza cursos de capacitação no sistema prisional e um dos objetivos do programa é prepará-las para retornarem à vida em sociedade sem reincidência. No seminário, Neide será uma das participantes da mesa redonda que aborda “Literatura, Teatro e Moda nas prisões”.

A presença do professor Roberto da Silva, autoridade em Pedagogia e responsável pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Prisional, também é um destaque da programação. Ressalta-se, também, p lançamento da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais, sendo a única da América do Sul e Latina. Além disso, a conferência “Teatro e Encarceramento: Perspectivas ao Redor do Mundo”, ministrada pela professora Ashley Lucas, da Universidade de Michigan (Estados Unidos), possibilitará intercâmbio e contato com projetos internacionais.

No site e no evento do facebook é possível obter mais informações sobre programação e sobre os convidados. Para mais detalhes entre em contato através do email: siaep2017@gmail.com. O evento conta com apoio da pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Ministério Público de Santa Catarina e Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

Notícia atualizada em 30 de maio de 2017, às 19h52.
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC