Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/09/2017-18h28

Udesc tem minicursos e palestra de capacitação docente a partir da próxima semana, na Capital

Atividades serão realizadas na Udesc Esag, entre 28 de setembro e 19 de outubro. Foto: Ascom
Estão abertas as inscrições para três minicursos e uma palestra de capacitação docente voltados a professores, técnicos e pós-graduandos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que serão realizados a partir do próximo dia 28 no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.

Os três minicursos serão ministrados por professores convidados, com os seguintes temas:
  • "Avaliação da aprendizagem no ensino superior", com a professora Verônica Gesser, no próximo dia 28, das 13h30 às 18h30, na Sala 146 (25 vagas).
  • "Design thinking aplicado ao plano de ensino", com o professor Vilson Martins Filho, em 5 de outubro, das 18h às 22h, na Sala 08 (20 vagas).
  • "Sala de aula invertida", com o professor Kamil Giglio, em 19 de outubro, das 14h às 18h30, no Laboratório de Informática (25 vagas).

E a palestra, sobre o tema "Como Trabalhar Tecnologias e Inovação em Sala de Aula", com o professor Vilson Martins Filho, será ministrada em 2 de outubro, às 18h30, no Auditório da Udesc Esag (120 vagas).

Inscrições

As inscrições são pela internet. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-8209.

As atividades integram o projeto de ensino Capacitação das Práticas Docentes, coordenado pela professora Ana Paula Menezes Pereira, diretora de Ensino da Udesc Esag, e são vinculadas ao Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg).

Programação de Capacitação Docente

Minicurso: "Avaliação da aprendizagem no ensino superior".

Professora Verônica Gesser.
Data: 28/09, das 13h30 às 18h30.
Local: Sala 146 da Udesc Esag (25 vagas, necessário uso de notebook ou tablet pessoais).
Sobre a professora: Verônica é docente e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde atua no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (Mestrado e Doutorado), na Pedagogia e no Núcleo das Licenciaturas (presencial e Ead). É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e doutora em Educação pela Universidade Internacional da Flórida, com pós-doutorado em Educação pela Universidade Barry da Flórida.

Palestra: "Como trabalhar tecnologias e inovação em sala de aula".
Professor Vilson Martins Filho.
Data: 02/10, das 18h30 às 20h30.
Local: Auditório da Udesc Esag (120 vagas).

Minicurso: "Design thinking aplicado ao plano de ensino".
Professor Vilson Martins Filho.
Data: 05/10, das 18h às 22h.
Local: Sala 08 da Udesc Esag (20 vagas)
Sobre o professor: Vilson é da Universidade Estácio de Sá e da Univali, onde atua nos programas de pós-graduação. Tem mestrado em Design e Expressão Gráfica e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Ufsc. Possui mais de 23 certificações em Tecnologias Educacionais emitidas pela Microsoft Educação, já atuou pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e é criador da metodologia TISA Educação, solução de capacitação docente.
Sobre o minicurso: serão ministradas atividades práticas com a finalidade de atualizar o plano de ensino dos docentes participantes utilizando tecnologias digitais e uma abordagem de alto engajamento dos estudantes.

Minicurso: "Sala de aula invertida".
Professor Kamil Giglio.
Data: 19/10, das 14h às 18h30.
Local: Laboratório de Informática da Udesc Esag (25 vagas)
Sobre o professor: Kamil tem duas graduações, mestrado e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Ufsc. É consultor de soluções educacionais, docente e pesquisador, sendo certificado como Professor Inovador pela Microsoft.
Sobre o minicurso: será oferecida uma prática imersiva, onde os participantes poderão entender os principais conceitos e visualizar sua aplicação com a elaboração de um plano de trabalho/aula, utilizando recursos educacionais digitais e sequenciamento intercalado de ações entre o ensino presencial e virtual. O objetivo é fomentar a descoberta, o uso e a aplicação contextual de ferramentas de TICs para melhorar a experiência em sala de aula (didático-pedagógico), e, assim, potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Atividades serão realizadas na Udesc Esag
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h