Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/04/2021-14h38

Abril Verde da Udesc faz roda de conversa nesta quarta sobre desafios na pandemia

Live da campanha terá roda de conversa - Arte: Div.
Nesta quarta-feira, 14, às 14h, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove a segunda live da campanha Abril Verde: uma roda de conversa sobre o tema "Tempos de pandemia: os desafios do autoconhecimento e a capacidade de lidar com as emoções". A apresentação é aberta ao público e será transmitida pela plataforma Microsoft Teams. Acesse o link da transmissão

O evento será conduzido pela professora Ana Paula Grillo Rodrigues, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), que atua também como psicóloga no projeto de assistência social, psicológica e psicopedagógica voltado a alunos, professores e técnicos do Campus I da universidade. A mediação será feita pela assistente social Salete Pompermaier, técnica universitária da instituição.

Os principais temas abordados serão:

  • Como lidar com as emoções em tempo de pandemia?
  • Como essa nova maneira de conviver tem interferido na dinâmica familiar?
  • Como lidar com as mudanças, obstáculos e emoções indesejadas?
  • Como desenvolver a capacidade de resiliência?
  • Como agir com inteligência emocional?

Participantes externos à Udesc devem enviar um e-mail para cdh.reitoria@udesc.br com nome completo, CPF, e-mail e data de nascimento para ter acesso à transmissão.

Servidores da Udesc também podem participar da enquete sobre “Condições Ergonômicas e Psicossociais do Trabalho”, organizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), que busca apurar a percepção de professores e técnicos da universidade sobre o ambiente de trabalho. Acesse aqui o formulário.

Calendário de lives

A campanha Abril Verde da Udesc faz alusão ao mês dedicado à discussão sobre prevenção de acidentes e doenças de trabalho em todo o País. Ao todo, estão previstas cinco lives. Confira a programação no site da CDH.

A primeira live, na semana passada, abordou postura corporal e ergonomia no teletrabalho, e foi conduzida pelos fisioterapeutas Juliano Tibola e Patrícia Ferreira Guedes. A gravação pode ser acessada neste link.

A campanha é uma iniciativa é da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano da Udesc (CDH), vinculada à Pró-Reitoria de Administração (Proad), em parceria com as comissões internas de Prevenção de Acidentes (Cipa).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cdh.reitoria@udesc.br.  

Data mundial

A data de 28 de abril foi definida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças laborais.

Nessa data, em 1969, uma explosão de uma mina nos Estados Unidos causou a morte de 78 trabalhadores. A tragédia levou sindicalistas a lutar para que o dia não fosse esquecido e para que acidentes semelhantes fossem evitados.

No Brasil, a Lei Federal nº 11.121/2005 determinou a mesma data como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Live da campanha terá roda de conversa
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h