Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/11/2019-17h28

Acadêmicos concluintes de 17 cursos da Udesc farão Enade 2019 neste domingo

Participantes devem responder Questionário do Estudante até esta quinta - Arte: Divulgação
O Ministério da Educação (MEC) realizará a edição de 2019 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) neste domingo, 24, em todo o Brasil. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h, enquanto a aplicação da prova terá início às 13h30.

Neste ano, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) será representada por alunos concluintes de 17 cursos de graduação (veja lista abaixo). Os participantes podem conferir seus locais de prova no Sistema Enade após o preenchimento obrigatório do Questionário do Estudante, disponível até esta quinta-feira, 21.

Esse questionário busca subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos acadêmicos e obter dados do seu processo de formação universitária.

Auxílio aos estudantes

Entre as ações realizadas para auxiliar os estudantes que farão o exame, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai) promoveram um seminário institucional sobre o tema, em junho, e lançaram uma página com informações atualizadas. Os acadêmicos também podem assistir as videoaulas publicadas no Canal de Ensino da Udesc.

As iniciativas fazem parte do projeto Acolhe Udesc, previsto no Plano de Gestão 2016-2020, com o objetivo de instituir e implementar políticas e ações de assistência estudantil na Udesc.

A Proen reforça que o resultado do Enade é um dos principais componentes para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do País.

Quem deve participar

Devem fazer o exame todos os acadêmicos de graduação da Udesc que têm expectativa de conclusão de curso até julho de 2020 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso.

A lista dos participantes é definida pelo Sistema de Gestão Acadêmica (Siga). Quem não fizer a prova não poderá colar grau, pois o Enade é um componente curricular. Os estudantes com dúvidas podem procurar a chefia de departamento do seu curso. Confira o Guia do Enade 2019.

Os alunos responderão dez questões de formação geral e 30 questões específicas do curso. O Enade trabalha questões de formação geral, mas também de gênero, multiculturalidade, política, economia e direitos humanos.  

Cursos da Udesc participantes

  • CAV: Bacharelados em Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária.
  • CCT: Bacharelados em Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Sistemas, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.
  • Ceavi: Bacharelado em Engenharia Civil.
  • Cefid: Bacharelados em Educação Física e Fisioterapia.
  • CEO: Bacharelados em Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Zootecnia.
  • Ceplan: Bacharelado em Engenharia de Produção - Habilitação em Mecânica.
  • Ceres: Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo.

Valorização do ensino e da carreira

O exame também pode apontar quais pontos devem ser melhorados para aprimorar a formação dos acadêmicos e serve para compor o Índice Geral dos Cursos (IGC), do MEC.

Quanto melhor o desempenho do aluno na prova, maior o conceito do curso e maior o reconhecimento da universidade no mercado de trabalho.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Proen pelo telefone (48) 3664-8129 e pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br, além da página da Udesc sobre o Enade.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Participantes devem responder Questionário do  Estudante até esta quinta
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h