Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/11/2022-16h44

Alunos e professores da Udesc Lages participam de Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo

Mais de 30 alunos apresentaram resultados dos trabalhos científicos, no evento - Foto: Divulgação
Estudantes e professores do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, participaram da 14ª Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, que ocorreu em Florianópolis, de 16 a 18 de novembro. 

A comitiva incluiu o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Álvaro Luiz Mafra, o professor Jackson Adriano Albuquerque e 35 alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo e do curso de Agronomia.

Os acadêmicos apresentaram os resultados dos trabalhos científicos, de forma oral ou por meio de banner. Já o professor Albuquerque fez o pré-lançamento de seis livros, que estão sendo produzidos pelo Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

Entre os destaques das publicações, está o livro Física do Solo, coordenado pelo professor Albuquerque juntamente com o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Ivonir Gubiani. O lançamento ocorrerá em dezembro e tem a participação de 13 autores.

O evento também contou com homenagem ao professor Jaime Almeida, do Departamento de Solos e Recursos Naturais da Udesc Lages, pela contribuição à Ciência do Solo. 

O tema central do encontro foi o "Manejo e conservação do solo e da água na agricultura familiar". "Foi a primeira oportunidade, pós-pandemia, de encontro presencial para discussão de temas fundamentais da área", comenta o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação

Segundo Mafra, em 2023, a Udesc participará da organização do 38º Congresso Brasileiro de Ciência do Solo e do 23º Congresso Latino Americano de Ciência do Solo, que ocorrerão em Florianópolis, simultaneamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h