Marco Possamai no FISU 2025. Foto: Eugene Goh
Pela primeira vez, um estudante d a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) avançou em todas as competições esportivas universitárias no Brasil e chegou ao maior palco da modalidade: os Jogos Mundiais Universitários 2025 (
FISU World University Games 2025), na Alemanha.
O protagonista dessa trajetória é Marco Possamai, estudante de Engenharia de Software do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), em Ibirama. O aluno conquistou a oportunidade de disputar o FISU no tênis de mesa após se sagrar campeão nos Jogos Internos da Udesc (Jiudesc), Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) e Jogos Universitários Brasileiros (Jubs).
“É muito gratificante viver tudo isso. Poder ser o primeiro e abrir a porta para os próximos que virão, é muito gratificante”, conta o aluno, que diz que a conquista é fruto de mais de uma década de preparo e dedicação ao esporte.
O atleta encerrou a sua participação nas disputas do tênis de mesa do FISU 2025 nesta segunda-feira, 21, após não alcançar a pontuação necessária para avançar da fase de grupos, mas já avalia seus próximos passos. “Os planos agora são voltar, poder aplicar toda essa experiência e aprendizado que eu tive aqui nos treinos. Poder voltar mais forte”, afirma Possamai.
Segundo o aluno, a meta é focar para tentar uma vaga para o mundial de 2027. “Esse foi o meu primeiro evento internacional. Então o próximo eu gostaria de vir com outra mentalidade, e poder chegar o mais longe possível. Vou em busca disso”, salienta o estudante da Udesc Alto Vale.
Ideias para os Jogos da Udesc
Marco Possamai viajou à Alemanha com a supervisão da coordenadora de Eventos da Udesc, Isadora da Silveira, que está à frente das competições esportivas da universidade desde 2024.
Além de apoiar o estudante, a coordenadora aproveitou a viagem para visitar os bastidores da competição mundial e conhecer a organização evento, como a área de alimentação dos jogos e de convivência dos atletas.
“O FISU é uma oportunidade para a gente aprender e trazer algumas ideias para a Udesc, para que possamos ir aprimorando cada vez mais os nossos Jogos, que já são um dos principais eventos no calendário institucional”, comenta Isadora.
Sobre o FISU 2025
A 32ª edição da maior competição esportiva universitária do mundo iniciou no dia 16 e segue até 27 de julho na região do Reno-Rhur, no Oeste da Alemanha, e na capital Berlim. Cerca de 8.500 estudantes de 150 países participam das disputas nas seis cidades-sede do evento: Bochum, Duisburgo, Essen, Mülheim an der Rhur, Hagen e Berlim.
Além de Marco, outros 199 participantes integram a delegação brasileira. Os atletas brasileiros buscam o pódio em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, basquete 3x3 em cadeira de rodas, ginástica artística, judô, natação, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia.
Assessoria de Comunicação da Udesc
*Com informações da Agência Brasil
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006