Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/10/2021-14h57

Banco Comunitário busca doações com apoio de estudantes da Udesc e Ufsc

Os times Enactus formados por estudantes dos campi de Florianópolis das universidades do Estado (Udesc) e Federal (Ufsc) de Santa Catarina promovem nesta sexta-feira, 22, a ação “24h com o Icom”. A ideia é arrecadar fundos para o Banco Comunitário Icom, que proporciona alimentação a famílias de baixa renda e impulsiona negócios locais.

A meta é arrecadar o maior valor possível dentro do prazo de 24 horas. As doações serão convertidas em moedas sociais, que são destinadas ao banco comunitário e repassadas a famílias que moram em áreas de vulnerabilidade social na Grande Florianópolis, priorizando as chefiadas por mulheres, com crianças e pessoas idosas.

Como doar

As doações podem ser feitas em dinheiro, por transferência bancária para conta do Banco do Brasil ou por Pix. Nesta sexta-feira, os times Enactus divulgarão em seus perfis do Instagram os dados da conta bancária e a chave pix para as doar à campanha. 

Acesse os perfis:
Banco Comunitário Icom

O Banco Comunitário Icom, primeiro de Santa Catarina, foi criado em abril de 2020 com o objetivo de garantir acesso à alimentação essas famílias, com autonomia para que possam comprar o que mais precisam utilizando moedas sociais. Trata-se de um crédito aceito para compras nos pequenos comércios dos bairros em que moram, fortalecendo assim os empreendimentos locais.

A iniciativa tem o suporte do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom), organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e de interesse público, que desde 2005 promove o desenvolvimento comunitário. Atualmente, em uma parceria com o Instituto Pe. Vilson Groh, 962 famílias são apoiadas pelas cinco unidades do Banco Comunitário Icom, e 42 comércios locais aceitam a moeda social para compras em seus estabelecimentos.

Desde a criação do banco, 1,3 mil famílias já foram atendidas com moedas sociais e 53 comércios locais já foram beneficiados. De abril de 2020 a outubro de 2021, mais de R$ 2 milhões foram convertidos em moedas sociais.

Enactus

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. A rede tem times espalhados pelo Brasil. Florianópolis conta com o Enactus Esag Udesc e o Enactus Ufsc. Embora o time local da Udesc seja um projeto de extensão do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), ele tem a participação aberta a estudantes de todos os centros da universidade no Campus I. 

Conheça o trabalho dos times locais da Enactus no Instagram:
@enactusesagudesc
@enactus.ufsc

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h