Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/05/2021-17h00

Bugio atropelado em rodovia é devolvido à natureza após tratamento na Udesc Lages

A bugio Alexia voltou à natureza após tratamento no HCV - Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental
Alexia, uma bugio ruivo fêmea, voltou à natureza, após passar por tratamento no Hospital de Clínica Veterinária (HCV), do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages. 

A soltura foi feita, na semana passada, pela Polícia Militar Ambiental. O animal, da espécie Alouatta guariba, foi socorrido e encaminhado ao HCV, após ser atropelado enquanto atravessava a rodovia estadual SC-114, na região de São Joaquim, acompanhada do seu bando.

Alexia chegou ao hospital com ferimentos na face e uma radiografia demonstrou fratura do osso hioide, na região da garganta. A equipe também coletou sangue, mas hemograma e bioquímicos apresentaram resultados normais para a espécie. O teste sorológico também foi negativo para febre amarela.

"Como estamos com problemas de febre amarela na região, tivemos de coletar sangue deste animal e encaminhar à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Esses animais têm uma importância muito grande na natureza, pois servem como sinalizador da doença", explicar o professor Aury Nunes de Moraes, responsável pelo setor de animais silvestres do HCV.

Depois de cinco dias sendo medicada, Alexia voltou a se alimentar e ficar ativa. A equipe considerou que ela estava pronta pra voltar para casa o mais rápido possível e, então, ela foi solta no local próximo de onde foi resgatada, com a esperança de que encontre seu grupo novamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h