Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/06/2022-14h38

Comunicação digital das universidades é tema de defesa de mestrado na Udesc Esag

Luiz Eduardo Schmitt defenderá nesta terça-feira, 21, às 14h, sua dissertação “Tecnologias digitais para setores de comunicação de universidades públicas estaduais brasileiras”, no Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pelo professor Nério Amboni.

As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) têm sido transmitidas ao vivo pela plataforma Teams. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta terça-feira, 21, a partir das 14h)

O estudo teve como objetivo desenvolver uma proposta com tecnologias digitais para os setores de comunicação das universidades públicas estaduais brasileiras. Uma pesquisa qualitativa ouviu todos os 39 gestores de comunicação dessas instituições. O autor da dissertação é jornalista e administrador, integrante da equipe da Secretaria de Comunicação (Secom) da Udesc.

A pesquisa concluiu que as redes sociais digitais, seguidas das plataformas de vídeo e dos aplicativos de troca instantânea de mensagens, são as tecnologias digitais mais utilizadas pelos setores de comunicação para informação e relacionamento com estudantes, professores, técnicos e comunidade externa.

A proposta indica ferramentas tecnológicas a serem priorizadas na comunicação com cada um desses públicos, entre opções como Instagram, Facebook, Youtube, WhatsApp, Google Meet, blogs corporativos, podcasts e outras, organizadas em categorias, com base nos recursos mais utilizados pelos setores de comunicação das universidades.  

Acesso on-line

Para assistir à defesa, a recomendação é acessar o link com pelo menos 15 minutos de antecedência (13h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail  pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h