Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/03/2020-18h16

Coronavírus: Udesc mantém aulas, mas suspende viagens e contratação para novos eventos

Novo coronavírus já tem dois casos confirmados no Estado e quase 70 suspeitos - Imagem: Divulgação
Nesta quinta-feira, 12, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) determinou a suspensão das viagens internacionais de servidores e alunos e das contratações de serviços para realização de novos eventos em virtude da pandemia do novo coronavírus. No Estado, já foram confirmados dois casos da doença e quase 70 suspeitos. 

As aulas e o expediente de trabalho da Udesc estão mantidos normalmente, de acordo com a última orientação do Ministério da Educação (MEC).

A suspensão das viagens internacionais é por tempo indeterminado. Remarcações dessas viagens e novas datas para eventos serão analisadas individualmente.

No caso de eventos, o objetivo é impedir a aglomeração de pessoas e assim a possível circulação do vírus. Em relação às viagens, a suspensão tem o intuito de impedir o contágio de estudantes e servidores em outros países. Já a necessidade de viagens em SC e para outros estados deve ser analisada por cada centro de ensino.

Paralelamente, a universidade está reforçando as medidas de prevenção ao novo coronavírus e as ações de higienização. Serão ampliadas as compras de álcool-gel para toda a comunidade acadêmica, além de máscaras para alunos, professores e técnicos que atuam em cursos na área da saúde, como Enfermagem e Fisioterapia.

A Udesc segue monitorando o avanço da doença a nível nacional, estadual e local e está atenta às orientações dos órgãos federais e estaduais da área da saúde.

Palestra nesta sexta

A Udesc, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), também fará palestra para tirar dúvidas da comunidade acadêmica sobre o novo coronavírus nesta sexta-feira, 13, às 14h, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.

O evento, que também poderá ser visto ao vivo em vc.udesc.br, terá o doutor em Virologia Animal Ubirajara Maciel da Costa, que é professor do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), onde já falou sobre o tema.

Prevenção e sintomas

Os sintomas do novo coronavírus são semelhantes aos de uma gripe comum: febre, tosse e dificuldade para respirar, explica a professora Olvani Martins da Silva, que é chefe do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) e doutora na área.

Para a identificação dos casos, também é investigado o histórico de viagens recentes para áreas com transmissão, feitas nos últimos 14 dias pelo possível infectado pelo vírus.

As formas de prevenção também são parecidas com as indicadas para outras doenças infectocontagiosas. Entre as orientações, a pesquisadora destaca:

  • Ao tossir ou espirrar, proteja o nariz e a boca com lenço de papel e descarte-o em seguida;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas;
  • Lave as mãos com água e sabão por 20 segundos pelo menos ou utilize desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados e arejados;
  • Evite contato próximo com pessoas doentes;
  • Em casos de suspeita dos sinais e sintomas do novo coronavírus, procure os serviços de saúde.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais.



O Departamento de Enfermagem da Udesc Oeste também produziu um informativo com orientações sobre o coronavírus. Confira as orientações.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h