Curso de Engenharia Florestal conta com cerca de 190
alunos e 21 professores efetivos - Foto: Tatiane Rosa
O
curso de graduação em Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina em Lages, completou 20 anos de atividades em agosto. Para celebrar a data, alunos e professores se reuniram em frente ao prédio, na última quarta-feira, 28.
Desde que iniciaram as aulas, em 2004, mais de 600 profissionais foram formados. A primeira formatura de engenheiros florestais da Udesc Lages aconteceu em 2009. Atualmente, o curso conta com cerca de 190 alunos e 21 professores efetivos.
O mês de aniversário também foi marcado pelo
12º Simpósio Brasileiro de Pós-Graduação em Ciências Florestais (Simpos), que aconteceu de 20 e 23 de agosto. O evento é uma iniciativa das instituições de ensino que atuam nas áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal e foi realizado pelo
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Udesc Lages.
Mestrado e doutorado
Desde 2012, a universidade conta com o curso de Mestrado em Engenharia Florestal e, em 2024, abriu vagas para a primeira turma de doutorado. "No ano em que o curso completa 20 anos, nós conquistamos a aprovação do doutorado. Isso é uma prova muito grande de maturidade da graduação e da pós-graduação em Engenharia Florestal do nosso centro", diz o diretor-geral da Udesc Lages, André Thaler Neto.
Atualmente, o curso é comandado pelo professor Jean Alberto Sampietro, chefe do Departamento de Engenharia Florestal. E tem como subchefe o professor Marcos Felipe Nicoletti, que foi aluno da primeira turma do curso. "Me sinto realmente em casa por ter acompanhado toda a trajetória e desenvolvimento do curso", comenta Nicoletti. "É um orgulho muito grande", afirma ele. Já o Programa de Pós-Graduação, é coordenado pelos professores Marcio Carlos Navroski e Pedro Higuchi.
Conquistas e contribuições
Para o subchefe, um dos principais marcos da história do curso foi a construção do prédio próprio, inaugurado em 2018. Com 5,5 mil metros quadrados e investimento próprios da Udesc, a estrutura conta com salas de graduação, salas de pós-graduação, salas de professores, sala multiuso, auditório e laboratórios da Tecnologia da Madeira. "Temos um prédio excelente em termos de estrutura e laboratórios", aponta Nicoletti.
Segundo o professor, a contribuição do curso com setor florestal se dá por vários fatores, que incluem a formação de profissionais altamente capacitados e o avanço das pesquisas científicas. "Essa, sem dúvidas, é a nossa maior contribuição: otimizar os processos que já são desenvolvidos na área florestal", avalia ele.
A localização também é um dos fatores relevantes relacionados ao curso. "A Serra Catarinense tem um grande potencial florestal que, atrelado a nossa disponibilidade em termos de laboratórios, corpo técnico e docente, são diferenciais para que o curso avance cada vez mais", conclui Nicoletti.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130