Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Agroveterinárias

Notícia

19/05/2022-17h56

Departamento de Agronomia da Udesc Lages publica carta aberta à comunidade

 
O Departamento de Agronomia do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, publicou, nesta quinta-feira, 19 uma carta aberta à comunidade referente ao 10º Seminário Catarinense de Agroecologia e a Feira da Economia Solidária e da Agricultura Familiar, evento tradicional da área em Santa Catarina, ocorrido nas dependências da instituição, em 13 e 14 de maio.

Segue o texto, na íntegra: 

Carta aberta à comunidade

O curso de Agronomia do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vem a público manifestar todo o seu apoio e solidariedade aos acadêmicos que participaram e auxiliaram na organização do 10º Seminário Catarinense de Agroecologia, ocorrido em suas dependências nos dias 13 e 14 de maio de 2022, que se sentiram desconfortáveis com atos ocorridos durante o evento.

Destaca-se que esse evento foi organizado por diversas instituições, bem como a Associação Brasileira de Agroecologia, com o objetivo de promover um debate amplo e técnico sobre a construção do conhecimento agroecológico na sociedade.

Nos últimos 42 anos, o curso de Agronomia tem se dedicado à formação de mais de 1.742 engenheiros (as) agrônomos (as). O curso tem total confiança nas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo seu corpo docente. Temos orgulho dos nossos estudantes e egressos!

Temos convicção, também, que o trabalho desenvolvido ao longo dessas quatro décadas tem contribuído de forma expressiva na consolidação do agronegócio catarinense e brasileiro. Por estes motivos, também não concordamos com as críticas veiculadas nas redes sociais, denegrindo a imagem do curso de Agronomia, bem como do CAV e da UDESC, pois foi um fato isolado ao longo da nossa história e causado por pessoas externas ao CAV.

É inadmissível atribuir a todo um curso, ao centro e à UDESC a responsabilidade por opiniões pessoais de participantes do evento, assim como são inadmissíveis a calúnia e a difamação do centro que ocorreram nas redes sociais, após o evento. Acreditamos que a universidade seja um ambiente para ampla discussão da democracia, respeito às diferenças e isento de influências partidárias e almejamos que assim se mantenha.

Entendemos, também, que o debate de ideias faz parte do aprendizado e da convivência do ambiente universitário, pois aprimora a inteligência e auxilia na construção do pensamento crítico. A universidade tem como propósito cumprir com sua missão que é garantir a formação de profissionais competentes e éticos na profissão e na cidadania e isto ela tem feito ao longo de mais de 40 anos.

Convidamos a sociedade para conhecer o procedimento e a lisura adotados nas atividades de excelência desenvolvidas no ensino, pesquisa e extensão do CAV, as quais fortalecem a agropecuária catarinense e brasileira.

Departamento de Agronomia CAV-UDESC
Lages-SC, 19 de maio de 2022

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC