Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/09/2022-17h27

Dezoito programas de pós-graduação da Udesc sobem na nova avaliação da Capes

Avaliação aumentou notas de 18 dos 30 programas de pós da Udesc - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu os resultados preliminares da Avaliação Quadrienal 2017-2020 dos 30 programas de pós-graduação da instituição, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todo o País.

Os resultados são preliminares, cabendo recurso por parte das universidades. Confira a evolução das notas dos programas de pós-graduação da Udesc.

Os resultados divulgados contemplam os 30 programas de pós-graduação da Udesc que funcionam somente no âmbito da universidade, aos quais estão vinculados 14 cursos de doutorado e 30 cursos de mestrado. Conforme a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), a Udesc tem outros cinco programas que funcionam em rede, com coordenação nacional em outra instituição de ensino superior - saiba mais ao final da notícia.

"O resultado preliminar da Avaliação Quadrienal da Capes 2017-2020 mostrou um cenário muito positivo para a Udesc: 60% dos programas de pós-graduação da universidade tiveram as notas aumentadas", destaca o reitor, Dilmar Baretta. "O avanço dos indicadores de pós-graduação, bem como de graduação, integra as metas do planejamento estratégico da universidade, sempre em busca da excelência. Essa conquista é de toda a comunidade acadêmica, e parabenizo os esforços coletivos", afirma.

Evolução

Na avaliação, os programas podem receber notas de 3 a 7 (sendo 6 e 7 os conceitos de excelência). Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Letícia Sequinatto, a maior evolução foi nos programas com nota 3: 94% tiveram conceito aumentado para 4, ou seja, 16 de um total de 17 programas com nota 3 subiram para 4. Dos seis programas com nota 4, dois aumentaram para 5; e, dos sete programas com nota 5, quatro diminuíram para nota 4.

Confira as variações ocorridas entre a Avaliação Quadrienal  2013-2016 e a preliminar da Avaliação Quadrienal 2017-2020:

  • Programas de pós-graduação com nota 3: total passou de 17 para 1
  • Programas de pós-graduação com nota 4: total passou de 6 para 24
  • Programas de pós-graduação com nota 5: total passou de 7 para 5

Planejamento

A pró-reitora enaltece "o trabalho executado por todos os programas de pós-graduação, a efetiva mobilização para atendimento aos parâmetros avaliativos da Capes e dentro dos planejamentos estratégicos articulados ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Udesc".

Para Letícia, "o trabalho articulado entre programas, direções e a pró-reitoria, dentro de uma trajetória construída no decorrer do tempo, foi essencial para atingirmos os resultados atuais". "O processo de preenchimento da Plataforma Sucupira em plena pandemia gerou muita insegurança por parte das coordenações, principalmente diante das alterações que se evidenciaram no processo avaliativo. Porém, os esforços conjuntos mostraram-se efetivos", ressalta.

Resultado expressivo

A pró-reitora destaca o resultado expressivo obtido pela Udesc na avaliação preliminar. "Para a comunidade acadêmica compreender o impacto do resultado preliminar e da evolução da pós-graduação da universidade, é importante observar que quase a totalidade dos programas com nota 3 evoluiu para 4 e, portanto, está apta a solicitar doutorado." 

"Esse resultado mostra que a pós-graduação na Udesc, ainda que jovem, está no rumo da consolidação. Essa evolução muda o patamar da universidade dentro do cenário atual da pós-graduação catarinense e brasileira", ressalta Letícia.

Além da matriz atualmente existente, a Udesc pretende aumentar a sua oferta de pós-graduação: foram aprovados internamente 12  novos cursos, sendo três de mestrado e nove de doutorado. Veja a notícia.

"Se todas as propostas de mestrado e de doutorado forem aprovadas no âmbito da Capes, a Udesc ampliará a sua oferta de pós-graduação em 22% e, assim, 70% dos seus programas de pós terão os cursos de mestrado e de doutorado vinculados", conclui a pró-reitora. 

Cursos em rede

Ao todo, a Udesc possui 35 programas de pós-graduação (sendo 15 doutorados e 35 mestrados). Cinco desses programas, sendo quatro deles com apenas cursos de mestrado e um com curso de mestrado e doutorado, funcionam em rede nacional, sob coordenação geral de outra instituição de ensino superior (veja lista abaixo).

As notas desses programas em rede na Avaliação Quadrienal foram comunicadas às instituições responsáveis pela sua coordenação nacional, e a Udesc as divulgará à comunidade acadêmica quando estiverem disponíveis.

Programas de pós-graduação em rede da Udesc:

  • Programa Profissional em Educação Inclusiva em Rede (Udesc Cead) – Mestrado
  • Programa Profissional Ensino de História (Udesc Faed) – Mestrado
  • Programa Profissional em Matemática em Rede Nacional (Udesc Joinville) – Mestrado
  • Programa Profissional em Artes (Udesc Ceart) – Mestrado
  • Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (Udesc Lages) – Mestrado e Doutorado

Conheça a pós da Udesc

Em maio deste ano, a Udesc lançou 65 vídeos, com quase cinco horas de conteúdo, que apresentam os cursos de pós-graduação da universidade e a pesquisa institucional em diferentes áreas.

A iniciativa, de proporções inéditas entre universidades brasileiras, foi liderada pela PROPPG, com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom), das direções de Pesquisa e Pós-Graduação e das coordenações de Pós-Graduação de todos os centros da universidade. Assista aos vídeos no YouTube


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h