Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/11/2019-17h42

Encontro na Udesc Lages debate política de cotas raciais na universidade

Encontro visa esclarecer porque as cotas existem e como funcionam - Foto: Cristian Malinoski
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu nesta terça-feira, 12, a palestra "Políticas de Cotas Raciais: O que são as cotas raciais? Por que as cotas raciais existem? E como funcionam?", ministrada pelo teólogo Marcos Rodrigues da Silva.

O palestrante falou sobre a história e as origens dos povos afro-brasileiros, das ações afirmativas para o povo negro no Brasil, o que é a política de ações afirmativas étnico-raciais e informou como os acadêmicos podem participar desse acolhimento nas universidades.

"No momento histórico em que nós vivemos, é importante tomar consciência que somos filhos de uma geração que, historicamente, participou da construção e da identidade do nosso Brasil, que são os povos africanos. Vivemos um momento bastante conflituoso, de genocídio, racismo, preconceitos e, cada vez mais, nós, cidadãos afro-brasileiros, devemos perceber o valor de reverter essa história", diz o professor.

Silva, que é doutor em Ciências da Religião e pós-doutor em Educação, é especialista na aplicabilidade das leis nº 10.639 e nº 11.645 , que estabelecem diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade das temáticas "História e cultura afro-brasileira e indígena".

Segundo dados apresentados por Silva, no primeiro semestre de 2018, a Udesc contava com mais de 1,5 mil cotistas de escolas públicas e 483 cotistas de grupo racial. "Nós queremos, de fato, criar uma consciência entre os acadêmicos sobre o quanto é valioso ser negro dentro desta universidade que tem essa política de cotas e atrair ainda mais gente", conclui o palestrante.

O evento itinerante percorreu outros centros de ensino da Udesc e é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), Laboratório de Educação e Sexualidade (LabEduSex), Centro de Educação a Distância (Cead) e Pró-Reitoria de Extensão da Udesc (Proex).

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h