Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas oferece bolsa para estudantes de graduação realizarem estágios de curta duração
Até o dia 11 de agosto, estudantes de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem se inscrever para estágios de curta duração em instituições de pesquisa no estado de São Paulo, sendo recebidos por pesquisadores titulares e afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
O Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas – 2024/2025 é uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesc) e a ABC. Nesta edição, serão selecionados 120 alunos de graduação de todo o Brasil, sendo 60 alunos do estado de São Paulo que estagiarão em outros estados e 60 alunos de outros locais do Brasil que estagiarão em laboratórios paulistas.
A bolsa de Estímulo a Vocações Científicas é voltada para estudantes de graduação cursando a partir do quarto semestre e tem o valor de R$ 7.154,70, proporcional ao número de dias da visita (entre 35 e 50 dias), conforme tabela da Fapesc. O período da visita para a realização das atividades deverá ocorrer entre janeiro e julho de 2025.
O formulário para demonstração de interesse em participar do projeto pode ser acessado aqui. Confira também o edital completo aqui.
Oportunidades de pesquisa
Entre as oportunidades cadastradas na chamada há, por exemplo, possibilidade de pesquisas em laboratórios da Universidade de São Paulo (USP) nas áreas de química medicinal, sociobioeconomia da Amazônia, nanotecnologia molecular, matemática aplicada à indústria, metrologia e rastreabilidade em qualidade agroambiental, técnicas avançadas para sustentabilidade agroambiental, entre outras.
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) tem, entre as oportunidades cadastradas, pesquisa em citogenética, genômica e estrutura de populações de peixes; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em inteligência artificial; entre outras possibilidades de áreas e instituições. Confira aqui a lista completa de pesquisas e laboratórios.
Sobre o programa
O Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL) foi criado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em 1994 para oferecer a universitários vocacionados para a atividade científica a oportunidade de estagiar em laboratórios dirigidos por membros titulares da ABC. A partir de 2025, será possível estagiar também em laboratórios dirigidos por membros afiliados da ABC, com linhas de pesquisa definidas e reconhecidamente produtivas.
O nome do programa é uma homenagem ao neurofisiologista professor Aristides Pacheco Leão, que presidiu a ABC entre 1967 e 1981. Em 1993, tornou-se presidente emérito, em homenagem póstuma.
Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934
*Com informações da Academia Brasileira de Ciências (ABC)