Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/07/2020-16h17

Estudo global sobre percepção da pandemia apoiado pela Udesc tem nova etapa

Pesquisa já teve respostas de 140 países - Foto: Pexels
Investigar como as pessoas lidam com a pandemia e o que pensam das políticas públicas de saúde e das restrições relacionadas à Covid-19 – esse é o principal objetivo de uma estudo global desenvolvido por pesquisadores de diversos países, incluindo docentes vinculados ao Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).  

Renovada a cada mês, a pesquisa está na quarta fase e já obteve mais de 1,5 mil respostas de brasileiros e 60 mil respostas globais, de cidadãos de 140 países.

"Convidamos os interessados a preencher cada versão lançada e compartilhá-la em suas redes, mesmo que tenha participado das anteriores. Cada vez que você responder ou compartilhar a pesquisa, permitirá o acompanhamento da evolução dos efeitos da Covid-19 nas comunidades do mundo todo", informam os responsáveis pela pesquisa.

Participe da pesquisa

Quem quiser contribuir com o "Icare Study – International Covid-19 Awareness and Responses Evaluation Study" pode responder o formulário disponível em vários idiomas. Os resultados preliminares também estão disponíveis para consulta e são periodicamente atualizados no site do estudo

Direcionado a toda a população mundial, o estudo visa entender a consciência, atitudes, crenças e comportamentos das pessoas sobre o novo coronavírus em todo o mundo.

Cerca de 150 pesquisadores, de mais de 40 países, participam da  iniciativa, que conta com a parceria de diversas instituições ao redor do mundo e é liderada pela Universidade do Québec em Montreal (Uqam) e pela Universidade Concordia, ambas do Canadá.

Pesquisadores

Na universidade catarinense, a iniciativa tem participação dos professores Darlan Laurício Matte, vinculado aos programas de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT) e de Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), e Marlus Karsten, do PPGFT, e da doutoranda em Saúde e Ciências do Exercício da Universidade Concordia, Ariany Marques Vieira, que fez mestrado em Fisioterapia pela Udesc Cefid.

Karsten e Matte também integram o comitê criado pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir) para auxiliar no combate o coronavírus

Os coordenadores do estudo são os professores Kim Lavoie e Simon Bacon, co-diretores do Centro de Medicina Comportamental de Montreal em Montreal.  

Enquete mundial

O questionário leva cerca de 20 minutos para ser respondido e visa coletar informações de uma ampla variedade de pontos de vista diferentes - para tanto, é aberta a todos os interessados em participar, indiferentemente de idade, sexo, cultura ou país de origem.

Os pesquisadores ressaltam que não é coletada nenhuma informação que possa ser usada para identificar os participantes e as respostas permanecerão completamente anônimas. Também é possível optar por não responder perguntas específicas no questionário.

Os dados coletados ficarão hospedados por dez anos, com segurança, em um servidor da Uqam e serão disponibilizados para estudo pelos colaboradores, seguindo acordos internacionais de compartilhamento de dados apoiados pelo Fundo de Pesquisa do Quebec (FRQ).

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail covid19study@mbmccmcm.ca.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Pesquisa já obteve respostas de cidadãos de 140 países
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h