Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Agroveterinárias

Notícia

08/11/2019-16h08

Evento na Udesc Lages aborda rumos da alimentação baseada em plantas não convencionais

 
Evento teve cinco módulos sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) - Fotos: Ana Cristina
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu nesta sexta-feira, 8, o penúltimo módulo do evento "Panc: Novos Rumos na Alimentação", sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais.

O evento reuniu estudantes, agricultores familiares, agroecólogos, agrônomos, ambientalistas, biólogos, engenheiros florestais, profissionais de nutrição e gastronomia e interessados no assunto. Os participantes acompanharam um ciclo de palestras, no Auditório Pinhão, ministradas por especialistas na área.

Para um dos palestrantes, o biólogo Valdely Kinupp, autor de um livro sobre o tema, "a ideia é apontar novos rumos para a alimentação, com novos ingredientes, novas formas de plantar e de colher e cozinhar, mantendo a saúde do nosso corpo".

O ciclo de palestras também teve como convidados a nutricionista e mestre em fitotecnia Irany Arteche, que falou sobre os desafios da alimentação contemporânea, e o engenheiro agrônomo Nuno Madeira, que abordou a conservação e promoção de hortaliças Panc.

"O mais importante com relação à Panc é conhecer as espécies que são importantes para a nossa saúde e, assim, valorizar mais a nossa biodiversidade", afirma a coordenadora do evento, Roseli Bortoluzzi.

O encontro iniciou na terça-feira, 5, e promoveu cinco módulos independentes para diferentes públicos. A iniciativa é uma parceria do programa de extensão da Udesc Lages "A botânica na Serra Catarinense: conhecimento e valorização", com o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) e o Programa Mesa Brasil, do Sesc.

"Não tem como fazer um bom trabalho sem parcerias. Quanto mais aproveitamos o conhecimento das pessoas, maiores nós nos tornamos", avalia a nutricionista do Mesa Brasil, Rubia Sombrio.

O Mesa Brasil é uma rede nacional que tem o intuito de contribuir com a segurança alimentar e nutricional, baseado em ações educativas e na distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O evento também teve apoio dos programas de extensão Amigos da Terra, coordenado pelo professor Álvaro Mafra; Educação Ambiental e Agroecologia - Formação e Capacitação de Recursos Humanos, coordenado pela professora Mari Inês Boff; e Solos de Santa Catarina: Ações para sua Preservação, coordenado pelo professor Jackson Adriano Albuquerque.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC