Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/07/2020-19h51

Grupo de trabalho da Udesc discutirá opções para eleições em colegiados e conselhos

Novo GT começará após Reitoria receber as indicações solicitadas de integrantes - Foto: Secom Udesc/Arquivo
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) criou um grupo de trabalho (GT) composto por diretores-gerais, pró-reitores, coordenadores de órgãos suplementares, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e entidades sindicais para discutir alternativas de eleições para representantes de docentes, técnicos e alunos em órgãos colegiados e comissões da universidade durante as restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19.

A decisão foi acertada em reunião nesta sexta-feira, 24, com a Reitoria, os diretores-gerais dos 12 centros da universidade, coordenadores de órgãos suplementares e representantes do DCE.

Ficou estipulado que, em um prazo de 30 dias, o grupo de trabalho estudará maneiras de realizar eleições para membros nos conselhos e colegiados de centro e também no Conselho Universitário (Consuni), respeitando as normas do Estatuto da Udesc e do Regimento da Udesc. Após a finalização dos trabalhos, o relatório será apresentado ao Consuni.

O reitor, Dilmar Baretta, defendeu o cumprimento da legislação da Udesc e destacou a impossibilidade de prorrogar mandatos já vencidos, por não haver amparo legal.

"Nós somos favoráveis à realização de eleições, de forma direta e secreta, de acordo com o Estatuto e o Regimento da Udesc, e precisamos encontrar alternativas para respeitar esses termos de forma segura e também pensando em preservar a saúde das pessoas", afirmou o reitor.

Contemplar docentes, técnicos e alunos

Durante a reunião, diretores-gerais apresentaram o contexto da questão em cada centro, e houve convergência da necessidade de encontrar alternativas seguras e confiáveis para realizar eleições. Outra preocupação geral é que a solução contemple professores, técnicos e alunos nas ideias propostas e também resguarde a saúde da comunidade acadêmica.

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc (Setic), Marcos Linhares, afirmou que já estava em estudo na pasta alternativas para realizar votações multicentros de forma online.

Uma das saídas, por exemplo, é utilizar sistemas livres como o Helios Voting, usado por outras instituições de ensino superior. Marcos frisou que a solução tecnológica precisa garantir a confidencialidade, o anonimato, a integridade e a disponibilidade do sistema.

O grupo de trabalho será iniciado após o recebimento das indicações solicitadas pelo Gabinete do Reitor.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h