Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/11/2020-13h37

Maternidades, paternidades, pesquisa e pandemia são temas de palestra na Udesc nesta quarta

Tema discute estresse inédito da comunidade universitária na quarentena e surgiu por meio de relatos entre alunos, professores e técnicos do Ceart

 
A suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais, instituída desde março na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tem revelado um novo contexto a toda comunidade acadêmica, desde os estudantes, técnicos, até aos docentes, principalmente aos que são mães e pais. Para discutir esta situação, a 6ª Semana Integrada do Centro de Artes (Ceart) promove a palestra ‘Maternidades, paternidades, pesquisa e pandemia”, com a professora Bruna Brandão Velásquez, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A palestra acontece nesta quarta-feira, 25 de novembro, às 18h por meio da plataforma Microsoft Teams.

"A palestra surgiu das necessidades apontadas por um grupo de mães e pais alunos da pós-graduação no Centro de Artes e busca pensar soluções, ainda que paliativas, para uma vida que não é mais dividida temporal e espacialmente entre os afazeres profissionais e o cuidado dos filhos. O espaço-tempo modifica-se e traz novos desafios em meio ao isolamento social necessariamente demandado pela pandemia do novo coronavírus", afirma a diretora de pesquisa e pós-graduação da Udesc Ceart, Monique Vandresen.

Sobre a palestrante: Bruna Velásquez é doutora em Saúde Mental e tem trabalhado com temas como crianças e adolescentes que vivenciam situações de estresse, o uso de telas, a relação entre sono e cognição, empatia e resiliência. 

Acesso à palestra: ingresse na clicando aqui.

Outros eventos

Nesta quarta-feira, 25, acontece uma segunda palestra, às 19h, via Teams, com a professora peruana Lúcia Cuba (Parsons, NYC) o tema será "Design de Moda, construção e exploração de vestuários como dispositivos perfomativos e políticos". Como designer de moda e acadêmica, Cuba se interessa por questões de gênero, biopolítica e práticas globais sobre moda.

Acesse a palestra aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h