Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/04/2020-16h14

Nota de Falecimento - Professor Luiz Felipe Falcão

Faed perde seu decano, professor Luiz Felipe Falcão Foto: Carol Hommerding/Ascom Faed Udesc)
É com pesar que o Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), comunica o falecimento do professor Luiz Felipe Falcão, ocorrido na manhã desta terça-feira, 14 de abril, em Florianópolis.

Professor decano da Faed, Falcão completaria 70 anos em outubro de 2020. Ingressou na Udesc como professor efetivo do departamento de História em outubro de 1994, tendo completado 25 anos de Udesc em 2019.

Luiz Felipe Falcão lecionava no curso de graduação em História, no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Udesc, e deixa uma contribuição inestimável para os estudos da área de humanidades em Santa Catarina e na formação qualificada de docentes, pesquisadores e intelectuais.

Particularmente no âmbito do departamento de História da Udesc, ao qual esteve vinculado desde 1994, demonstrou uma profunda vocação para a liderança construtiva. Tal característica mostrou-se frutífera na consolidação institucional da área de História na Udesc e de seu crescimento e influência, seja na formação de graduandos ou na criação da pós-graduação.

Nascido em 1950, no Rio de Janeiro, teve uma juventude envolvida na luta contra a ditadura militar, o que o obrigou a passar anos na clandestinidade.

A partir do início da década de 1980, com a democratização do país, teve a oportunidade de reiniciar a formação universitária em Florianópolis, sem jamais ter abandonado as causas da justiça social e da democracia.

Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) concluiu a graduação em História, o que teve sequência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o mestrado. Passou a lecionar na Udesc e, em seguida, desenvolveu com pleno êxito sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP), com a qual trouxe a público um trabalho historiográfico sólido, um dos mais relevantes sobre a temática do integralismo no Sul do Brasil.

Professor admirado por alunos, alunas e colegas, tinha verdadeiro gosto pela orientação. Dedicava horas para a instrução, a discussão e a conversa amigável e gentil com quem o procurasse. Um intelectual na mais ampla expressão da palavra.

O professor faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos devido a uma infecção bacteriana generalizada. Durante a internação foi realizado teste para Covid-19 que resultou negativo. Em função das restrições resultantes da pandemia do novo coronavírus, a despedida e os atos fúnebres serão restritos aos familiares.

A Udesc Faed lamenta profundamente esta perda e presta condolências aos familiares e amigos.

*Texto escrito com contribuição do colega e professor Reinaldo Lindolfo Lohn.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h