Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/02/2020-16h08

Nova videoaula da Udesc destaca práticas de ensino de graduação da universidade

Experiência de estágio supervisionado é uma das práticas destacadas no vídeo - Imagem: Reprodução
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou, no Canal de Ensino da instituição, uma nova videoaula que destaca práticas de ensino da instituição retratadas nos dois volumes do Livro de Ensino - Relatos e Retratos do Ensino de Graduação da Udesc, publicados em 2018 e 2019. Acesse a videoaula.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, o conteúdo visa apresentar à comunidade acadêmica e a toda sociedade projetos de ensino desenvolvidos pelos cursos de graduação que geram impactos positivos.

Implantada em 2018, a coleção Retratos e Relatos do Ensino de Graduação divulga, por meio de artigos de autoria de professores e estudantes da Udesc, experiências e práticas exitosas desenvolvidas nos cursos de graduação por meio de ações, projetos e programas nas diferentes áreas do conhecimento.

A iniciativa faz parte de um macroprojeto da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) que busca fortalecer e dar visibilidade à graduação da universidade estadual.

Resumos e artigos

A primeira edição contemplou 21 resumos centrados em temáticas como laboratório em aulas práticas, egressos, inclusão pedagógica, tecnologia da informação/inovação tecnológica, avaliação das disciplinas no modelo de ensino a distância (EAD), formação docente, estágio curricular supervisionado, produção de moda, inteligência computacional, prática de ensino e programas institucionais como o Núcleo Docente Estruturante (NDE), de Monitoria e de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg).

Os programas institucionais citados são coordenados pela Proen e desenvolvidos pelos centros de ensino da Udesc.

Em 2019, o segundo volume da coleção apresentou 23 artigos, selecionados pelas comissões de Ensino das unidades, com relatos sobre temas como vivências interdisciplinares em engenharia de produção, oficina temática em matemática, atividades que envolvem a bovinocultura, além do compartilhamento de experiências de monitoria, intercâmbio, inclusão e ações com calouros.

Além da versão impressa, o segundo volume foi publicado na forma de e-book e está disponível no sistema Pergamus, da Biblioteca Universitária (BU).

Estágio

Uma das experiências destacadas na videoaula é um projeto de estágio supervisionado da Licenciatura em Educação Física, realizado pelo  Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (Laprapef), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid). Com 8 minutos de duração, o vídeo inclui entrevistas com professoras envolvidas no trabalho.

As publicações tiveram apoio da Editora Udesc e da Secretaria de Comunicação (Secom) e estão vinculadas ao projeto Udesc no Topo, previsto no Plano de Gestão 2016-2020, que busca de forma permanente, planejada e colaborativa a excelência da universidade, por meio de indicadores das avaliações internas e externas.  

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Proen pelo telefone (48) 3664-8129 e pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.

Ao todo, já foram disponibilizados 16 videoaulas no Canal de Ensino, plataforma criada para facilitar o acesso à informações relevantes para estudantes de graduação e servidores.

Siga a Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede (newsletter e podcast), WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.  

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Experiência de estágio supervisionado é uma das práticas destacadas no vídeo
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h