Professora Patrícia Vendramini e estudante Maria Luisa Miranda conduziram a noite. Fotos: Ricardo Pereira (Esag Sênior)
Florianópolis recebeu ventos fortes de inovação e criatividade na noite de terça, 11, quando o Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), foi palco da segunda edição do TEDxUdesc. O evento, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e licenciado oficialmente pela plataforma global TED, reuniu centenas de pessoas em uma jornada de inspiração, aprendizado e troca de experiências sob o tema “Novos Ventos”.
Com a apresentação da professora Patrícia Vendramini e da estudante, Maria Luisa S. Miranda, ambas do curso de administração pública do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), o TEDxUdesc 2025 propôs uma reflexão sobre o futuro e os caminhos que a sociedade está traçando diante das transformações científicas, tecnológicas e culturais. Em uma noite inteira de atividades, o público acompanhou 13 palestras, performances artísticas e atrações culturais, com nomes que compartilharam suas trajetórias e visões sobre inovação, tecnologia, sustentabilidade, comunicação e propósito.
Entre os destaques da programação, estiveram Rissiane Goulart, advogada internacional e mestre em Direito Internacional pela Califórnia (EUA), que abordou os desafios éticos e jurídicos da globalização, e Norberto Amaral, consultor português especializado em comunicação e liderança, que discutiu o poder das narrativas na transformação de equipes e organizações.
A curadoria do evento ficou a cargo dos professores Patrícia Vendramini e Eduardo Jara, da Udesc Esag, que destacaram o papel do TEDxUdesc como ponte entre o ambiente acadêmico e a sociedade.
“Queremos que o público saia daqui não apenas com novas ideias, mas com o desejo de colocá-las em prática”, afirmou Patrícia.
Evento contou com atrações culturais
Com uma proposta de aproximar o conhecimento universitário das demandas do mundo real, o TEDxUdesc reforçou o compromisso da universidade com a disseminação de ideias inovadoras e o incentivo ao pensamento crítico e colaborativo.
O tema “Novos Ventos” guiou a seleção dos palestrantes, que abordaram tópicos relacionados às oito áreas de extensão universitária - justiça, cultura, educação, saúde, trabalho, tecnologia, meio ambiente e comunicação. Performances artísticas locais complementaram a experiência, como a palhaça Xurupita da Colônia e a dupla Ana Rosa & Pablo, tornando o encontro uma verdadeira celebração da criatividade catarinense.
Assim como na primeira edição, realizada em novembro de 2024, que reuniu cerca de 900 pessoas e teve como tema “Pontes”, a nova edição reforçou o sucesso da iniciativa. A entrada continuou gratuita, mas as vagas foram limitadas e esgotaram-se rapidamente, confirmando o crescente interesse da comunidade pelo evento.
Crianças homenagearam professor Jara
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem quando crianças da Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social (Aebas) que atua no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos junto a crianças, adolescentes e suas famílias em quatro comunidades de Florianópolis e Palhoça. Elas subiram ao palco carregando pipas para homenagear o professor Eduardo Jara, c oordenador do programa de extensão
Esag Kids da Udesc Esag, que faleceu dia 12 de outubro em função de complicações decorrentes de Lupus, uma doença autoimune.
Simultaneamente à apresentação das crianças, um vídeo exibiu mensagens escritas por alunos de Jara enfatizando o que gostariam de agradecer ao professor.
A exibição ocorreu ao som da música Bola de Meia, bola de gude, de Milton Nascimento, tornando o momento ainda mais comovente. As mensagens destacaram as ações do professor no sentido de desafiar o que é considerado impossível, além de inspirar seus alunos a acreditarem no próprio potencial e a enxergarem a educação como um instrumento de transformação social. Também destacaram seu papel de incentivo à criatividade, ao pensamento crítico e ao compromisso com uma sociedade mais justa e solidária.
A servidora da Udesc de Balneário Camboriú e professora Lindaura Maria Steffens participou pela segunda vez do evento e destacou os aprendizados proporcionados pela noite. “São coisas que estão dentro de nós, mas muitas vezes ficam escondidas”, afirmou. Para ela, o momento trouxe reflexões sobre a importância de valorizar o que realmente importa. “O simples, na sua essência, é o que mais tem valor. Nesse cenário de inteligência artificial, o que mais precisamos é de inteligência emocional e humana”, enfatizou.
Embaixada Copa Lord encerrou a programação
Coube à Embaixada Copa Lord encerrar a programação, com uma celebração marcada por cultura popular e brilho característico de uma das mais tradicionais entidades carnavalescas de Florianópolis. Com a participação de mais de 30 integrantes, incluindo a rainha da escola, Pyetra dos Santos, 17 anos.
O espírito de união e resistência que definem a trajetória da Copa Lord foram lembrados com muito entusiasmo. Não faltaram sambas-enredo para animar a plateia.
Encerrando o dia, os organizadores agradeceram aos voluntários, parceiros e participantes, destacando a importância da continuidade do projeto.
“O TEDxUdesc já se consolida como um espaço de encontro de mentes inquietas, abertas a repensar o presente e projetar novos futuros”, resumiu a professora Patrícia.
Com debates inspiradores e uma plateia engajada, o TEDxUdesc 2025 reforçou que os novos ventos estão soprando forte em Santa Catarina e que a Udesc segue na vanguarda de promover o conhecimento como força transformadora.
Mais informações e fotos estão disponíveis no
site do evento.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Magali Moser
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br