Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/07/2021-17h44

Núcleo Extensionista Rondon da Udesc é tema de dossiê na revista Cidadania em Ação

Dossiê mostra artigos e relatos - Imagem: Reprodução
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) publicou um dossiê sobre os dez anos de atividades do Núcleo Extensionista Rondon (NER/Udesc) na edição da revista "Cidadania em Ação" que foi lançada pela instituição nesta quinta-feira, 1º. Acesse a publicação.

Disponível em versão digital, o dossiê reúne, dentre outros conteúdos, sete artigos e seis relatos de experiências, de autoria de professores, técnicos, estudantes e parceiros atuantes junto ao NER/Udesc.

A revista Cidadania em Ação foi credenciada neste ano junto à Rede de Editores de Extensão da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (Redreu), o que, como destaca o coordenador de Extensão da Udesc, Alfredo Balduíno Santos, "amplia a divulgação internacional da publicação e abre um grande canal para a internacionalização da extensão da universidade".

Aniversário de dez anos

A publicação do material é uma das ações planejadas para marcar o aniversário da maior ação de extensão da Udesc. 

Outras iniciativas já concluídas contemplaram uma série de eventos virtuais no final do ano passado e o concurso interno para elaboração de uma marca alusiva aos dez anos do NER/Udesc, cujo resultado foi anunciado em março.

Também estão previstas para ocorrer, neste ano, uma mostra virtual de fotos e duas operações.

Operações

Para a 18ª operação, o núcleo está articulando com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), parceira da iniciativa, a realização de atividades entre julho e setembro,  inicialmente a distância, para atender demandas de municípios interessados.

E, em dezembro, haverá a 19ª operação, na região do Contestado, no Meio-Oeste Catarinense, que encerrará o calendário comemorativo pelo aniversário de dez anos do núcleo.

Ação precursora

Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.

O núcleo extensionista promove a interdisciplinaridade, a interação entre a universidade e a sociedade e a qualidade e o impacto das ações de extensão no âmbito da Udesc, reforçando a missão da universidade diante da realidade social.

NER/Udesc em números

Ao longo da sua primeira década, o NER/Udesc fez 16 grandes operações, com cerca de 12 mil atividades, envolvendo 3,1 mil extensionistas e contemplando 385 mil pessoas em quase 200 municípios, sendo 176 de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás, dois no Distrito Federal e um da Argentina. Veja o histórico.

Nas operações, são realizadas atividades nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção. No site do NER, é possível ver vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações sobre o núcleo.

Saiba mais sobre o NER também no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Dossiê tem artigos e relatos de experiências
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h