Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/12/2019-16h47

Pesquisa de monitoramento eletrônico de ruminantes da Udesc Lages é destaque em evento nacional

Trabalho de Bruno Barreta (à direita) foi o único selecionado dentre 82 submetidos - Foto: Divulgação
O acadêmico Bruno Emanuel Barreta, do curso de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, apresentou um trabalho no 5º Congresso Brasileiro de Produção Animal Sustentável (Anisus), em Chapecó.

Barreta foi o único selecionado para apresentação oral no evento, dentre 82 trabalhos submetidos na sessão de ruminantes. O acadêmico apresentou o resumo "Sistema de monitoramento eletrônico de ruminação para vacas leiteiras em sistema de pastejo", orientado pelo professor André Thaler Neto.

O estudo compara dados obtidos por avaliação visual com dados fornecidos por um software, referentes ao comportamento de ruminação de rebanho. A pesquisa usa colares em vacas leiteiras em sistema de pasto como dispositivo para coleta de dados.

A análise apontou que os valores obtidos pela avaliação visual e pelo software são compatíveis, demonstrando a eficiência do dispositivo eletrônico no monitoramento dos animais.

Segundo o estudante, os dispositivos eletrônicos para animais de produção têm sido desenvolvidos com o intuito de melhorar o manejo, aumentando a eficiência produtiva e reprodutiva do rebanho. "O campo está, cada vez mais, aderindo às tecnologias".

O estudo relata o monitoramento animal como peça chave na pecuária de precisão. "A pecuária 4.0 acontece quando unimos uma grande quantidade de dados na nuvem com a tecnologia para auxiliar os produtores da tomada de decisões", explica Barreta.

O trabalho também tem como autores Roberto Kappes, Deise Aline Knob e Angelica Leticia Scheid, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Udesc Lages, e a professora Dileta Moro Alessio, do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).

O congresso ocorreu de 23 a 25 de outubro, promovido pelo Departamento de Zootecnia da Udesc, com parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). "Participar do evento é sair da zona de conforto. Além da pesquisa, há o trabalho de preparo de uma apresentação para suportar e honrar os dados do estudo", conclui Barreta.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h