Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/10/2021-15h47

Professor vai em busca de ordem no caos no podcast Matematizoom da Udesc

O Matematizoom já tem novo episódio disponível. Nesta terceira temporada, o podcast terá 12 programas de cerca 10 minutos em torno da ideia de “Empreendedorismo Fractal”, publicados toda semana. O podcast junta empreendedorismo e matemática, popularizando esses temas aparentemente difíceis de uma maneira divertida e sem abusar dos números.

Produzido pelo programa de extensão Esag Kids, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Matematizoom é apresentado pelo professor Eduardo Jara. Os episódios podem ser ouvidos no Spotify, Google Podcasts, Castbox e no site do Esag Kids.

O podcast também está no Youtube, onde o ouvinte encontra conteúdo extra. A cada novo episódio, o Matematizoom traz também uma rápida vídeo-aula sobre o tema. As 12 aulas formarão um minicurso sobre o tema empreendedorismo fractal.

O fractal e o caótico

No terceiro episódio da temporada, Jara fala sobre a Teoria do Caos e sua relação com a Geometria Fractal. Como montanhas poderiam ser descritas por padrões geométricos e de que forma uma borboleta pode causar um tornado no Texas? A aleatoriedade dos sistêmicas dinâmicos pode encontrar alguma ordem com a ajuda dos fractais.

Para isso, o professor tenta fazer uma conexão entre os estudos de Edward Lorenz no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e os de Benoit Mandelbrot na IBM, feitos respectivamente nas décadas de 60 e 70 do século 20. Complicado? O podcast consegue fazer isso de forma divertida, ainda por cima.

Ouça o Episódio 3 da Temporada 3:
O fractal que pôs ordem à Teoria do Caos



Assista à vídeo-aula sobre o tema do episódio:



Temporada 3

Os episódios semanais agora giram em torno do conceito de “empreendedorismo fractal”, desenvolvido pelo professor Jara em sua tese defendida recentemente no Doutorado em Administração da Udesc Esag. Ele parte da ideia de que pequenas alterações no início de um sistema podem alterar todo esse sistema. Assim, propõe que pequenas ações empreendedoras podem transformar grandes realidades.

Planejada para aproximar qualquer estudante dos conceitos básicos de empreendedorismo, a nova temporada do podcast traz analogias com a Teoria do Caos e o estudo dos fractais. E apresentará formas de trabalhar aspectos do empreendedorismo desde as fases iniciais da formação dos estudantes, apontando possibilidades para o Ensino Fundamental.

Todos os links para ouvir estão em
udesc.br/podcasts/matematizoom

Conheça mais podcasts da Udesc em
udesc.br/podcasts

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag

Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h