Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/09/2019-14h37

Professores da Udesc Lages participam de novo livro sobre plantio direto de hortaliças

 

Professor Álvaro Mafra é um dos organizadores da publicação - Foto: Cristian Malinoski/Ascom Udesc
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu nesta quinta-feira, 26, o lançamento do livro "Sistema de Plantio Direto de Hortaliças", no Anfiteatro Caverna.

O lançamento ocorreu durante o encerramento do 1º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sienpex) e o 29º Seminário de Iniciação Científica (SIC) e foi conduzido pelo professor do Departamento de Solos e Recursos Naturais, Álvaro Mafra, que é um dos organizadores da obra.

O livro, de 426 páginas, apresenta um método de transição para um novo modo de produção e engloba princípios e técnicas para o cultivo de alimentos saudáveis. "Mostra que é possível fazer uma agricultura que leva em consideração as pessoas que produzem, os consumidores e o ambiente", relata o professor.

Para Mafra, o principal destaque é o desenvolvimento do sistema de plantio direto, que tem cerca de três décadas em Santa Catarina. "Para hortaliças é bastante importante porque, tradicionalmente, o sistema de produção revolve muito o solo e usa muitos insumos. No sistema de plantio direto, o solo é protegido e isso torna a planta mais saudável e produtiva e resulta num alimento mais saudável".

A obra reúne 20 capítulos, escritos por mais de 60 pesquisadores do Brasil e de outros cinco países. A organização é da Udesc, juntamente com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Outros dois professores do Departamento de Solos e Recursos Naturais da Udesc Lages também têm participação no livro. Luciano Gatiboni é um dos autores de um capítulo sobre fertilidade do solo e Ildegardis Bertol escreveu a apresentação do livro.

A publicação começou a ser construída, a partir do 1º Encontro Estadual do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças, que aconteceu na Udesc Lages, em 2016, e reuniu produtores agrícolas, estudantes, pesquisadores e profissionais da área.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h