Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/11/2020-15h50

Programa que reúne melhores estudantes de Engenharia Florestal do País tem aluno da Udesc em grupo vencedor

Grupo vencedor tem acadêmico da Udesc, Murilo Rosa Frederico, como um dos integrantes - Arte: Divulgação
O acadêmico Murilo Rosa Frederico, do curso de Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, é um dos integrantes do grupo vencedor do programa Talento Florestal 2020, que busca os melhores estudantes dos melhores cursos do País, com o objetivo de apresentá-los às melhores empresas florestais.

Divididos em grupos compostos por estudantes de universidades diferentes, o desafio era montar, em três dias, um planejamento para uma empresa fictícia fornecedora de madeira, para a produção de papel e celulose e de carvão vegetal. Além disso, tinham a missão de preparar um vídeo educativo, com práticas de prevenção para a Covid-19, que teria os colaboradores da empresa como público-alvo.

A dificuldade extra encontrada pelos participantes do Talento Florestal, este ano, foi que o programa, realizado de 17 a 19 de novembro, aconteceu de forma totalmente on-line. A interação aconteceu a distância, com cada integrante em sua cidade. "Trabalhamos juntos e com harmonia. Um escutando o outro, desde o início até o final”, conta Murilo.

Ao todo, participaram do programa 113 estudantes de engenharia florestal de 28 cursos de todo o Brasil. "É uma grande experiência nos depararmos com pessoas de outras universidades e culturas. Sempre absorvemos ensinamentos", avalia Murilo. Além dele, a Udesc Lages foi representada por outras quatro acadêmicas que integraram diferentes grupos: Geórgia Levorse Oliveira, Milena Hardt, Milena do Amaral e Soriane Schutter.
 
O chefe do Departamento de Engenharia Florestal da Udesc Lages, professor Thiago Stepka, explica que o evento reúne os cinco melhores alunos dos melhores cursos de Engenharia Florestal, de acordo com avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). "É uma oportunidade para os alunos das diferentes instituições socializarem e desenvolverem a capacidade de gestão, organização de grupo e trabalho em equipe, o que pode contribuir muito para a formação deles", fala o professor.

Na edição anterior, a universidade também teve outro acadêmico em um grupo premiado com a terceira colocação. "Foi uma vitória para o curso de Engenharia Florestal da Udesc, através da qual podemos verificar o potencial de formação dos nossos acadêmicos perante os outros cursos em nível nacional", conclui Stepka.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h