Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/11/2020-13h51

Reitor da Udesc preside debate de educação híbrida em evento nacional nesta quarta

Evento poderá ser visto pelo YouTube - Arte: Divulg.
Nesta quarta-feira, 25, às 10h30, o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Dilmar Baretta, presidirá um debate sobre educação híbrida e tendências no pós-pandemia que terá um dos maiores especialistas internacionais da área, o docente Antônio Moreira, da Universidade Aberta de Portugal.

A discussão faz parte da programação do Seminário Desafios do Ensino Remoto Emergencial na Educação Superior, que será promovido pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e discutirá processos ensino-aprendizagem nos dias 25 e 26, com transmissão ao vivo no YouTube.

Atualmente, o reitor da Udesc é o presidente da Câmara de Educação a Distância/Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Abruem.

"A participação da Udesc no seminário reforça o papel da universidade no cenário universitário nacional. Nossa presença ativa e nossas experiências frente aos desafios da pandemia estão contribuindo bastante nos debates com instituições parceiras", ressalta Baretta.

O reitor também afirma que "a pauta da educação híbrida com currículos flexíveis e com o uso de metodologias ativas está entre os temas que estão sendo trabalhados pela câmara temática da EAD e novidades serão apresentadas durante o seminário, cujo projeto envolverá uma grandiosa rede de universidades".

A Câmara de Educação a Distância da Abruem, que também conta com a professora Carmen Cipriani Pandini, do Centro de Educação a Distância da Udesc (Cead), tem se preocupado em desenvolver trabalhos em rede e envolver as universidades municipais e estaduais a partir das suas necessidades e realidades.

"A Udesc tem contribuído significativamente com a câmara, firmando parceria nos diferentes projetos. Um deles, que merece destaque, é o Profei, com o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva", diz Baretta.

Para a professora Carmen, "fazer parte da Câmara de EAD tem sido um aprendizado constante, mas, antes de tudo, é ter a possibilidade de trazer discussões relevantes sobre a EAD e a educação mediada pelas tecnologias para dentro da universidade, que servem ao aprimoramento de práticas, bem como para a socialização das ações da Udesc no âmbito dos processos educativos em rede".



Medidas diante da pandemia

Desde março deste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, as instituições de ensino superior têm adotado medidas para a continuidade das atividades em todas as áreas conforme as restrições sanitárias. Uma das alternativas, por exemplo, foi a adoção de plataformas online para aulas.

O objetivo do seminário é mostrar, por meio de discussões e troca de experiências, a unidade das universidades estaduais e municipais diante desse desafio.

Na programação do evento, cada câmara temática da Abruem ficou responsável por abordar um tema dentro do universo educação durante a pandemia. Confira a programação completa.

Mais informações

Mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site da Abruem.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal do Youtube da Abruem.
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h