Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Agroveterinárias

Notícia

20/12/2022-18h55

Resultado final da quadrienal da Capes consolida salto da Udesc na pós-graduação

 

 
Resultados confirmam avanço da Udesc em pós-graduação e pesquisa - Foto: Divulgação
Foram divulgados nesta segunda-feira, 19, os resultados finais referentes à Avaliação Quadrienal 2017-2020 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), que atua na expansão e na consolidação da pós-graduação stricto sensu em todo o País.

A avaliação contempla os 35 programas de pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), incluindo cinco programas que funcionam em rede com outras instituições. Ao todo, estão vinculados a esses programas 35 cursos de mestrado e 15 de doutorado.

Os resultados consolidam o salto da Udesc na pós graduação. Clique aqui para conferir a evolução das notas dos programas da Udesc na Avaliação Quadrienal 2013-2016 e na Avaliação Quadrienal 2017-2020.

Evolução das notas dos programas de pós-graduação da Udesc:

  • Programas de pós-graduação com nota 5: total aumentou de 8 para 12
  • Programas de pós-graduação com nota 4: total aumentou de 9 para 21
  • Programas de pós-graduação com nota 3: total passou de 18 para 2 

Cenário positivo

"O resultado final da Avaliação Quadrienal da Capes 2017-2020 confirma um cenário muito positivo para a Udesc: 60% dos programas de pós-graduação da universidade tiveram as notas aumentadas", destaca o reitor, Dilmar Baretta. "O avanço dos indicadores de pós-graduação, bem como de graduação, integra as metas do planejamento estratégico da universidade, sempre em busca da excelência. Essa conquista é de toda a comunidade acadêmica, e parabenizo os esforços coletivos", afirma.

Na avaliação pela Capes, os programas podem receber notas de 3 a 7 (sendo 6 e 7 os conceitos de excelência). A nota máxima recebida pela Udesc, nos seus programas de pós-graduação, é 5.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Letícia Sequinatto, a maior evolução na Udesc foi nos programas com nota 3 na quadrienal anterior: 90% tiveram conceito aumentado para 4, ou seja, 16 de um total de 18 programas com nota 3 subiram para 4. Dos nove programas com nota 4, quatro aumentaram para 5. Por fim, a pró-reitora destaca o êxito obtido também na ampliação dos programas com nota 5, que passou para 12, de um total de 35 programas de pós.

Letícia ressalta ainda o êxito obtido junto à Capes nos pedidos de reconsideração às notas divulgadas preliminarmente. “Em setembro, quando foram anunciados os resultados preliminares pela Capes, fomos surpreendidos com o rebaixamento de nota de 4 de nossos programas com nota 5 (Ciência do Solo, Produção Vegetal, Educação e Ciência Animal). Realizamos os pedidos de reconsideração e foram todos aceitos, consolidando novamente as notas 5 a esses programas de pós-graduação”. 

Planejamento

A pró-reitora enaltece "o trabalho executado por todos os programas de pós-graduação, a efetiva mobilização para atendimento aos parâmetros avaliativos da Capes e dentro dos planejamentos estratégicos articulados ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Udesc".

Para Letícia, "o trabalho articulado entre programas, direções e a pró-reitoria, dentro de uma trajetória construída no decorrer do tempo, foi essencial para atingirmos os resultados atuais". "O processo de preenchimento da Plataforma Sucupira em plena pandemia gerou muita insegurança por parte das coordenações, principalmente diante das alterações que se evidenciaram no processo avaliativo. Porém, os esforços conjuntos mostraram-se efetivos", ressalta.

“Não podemos deixar de registrar, por fim, os programas de incentivo à pesquisa e pós-graduação institucionais que atuam na qualificação do corpo docente, discente e da pesquisa desenvolvida, com reflexos na produção quantitativa e qualitativa, e alinhados ao planejamento estratégico da instituição com vistas ao desenvolvimento regional e benefícios à sociedade”, completa a professora.

Resultado expressivo e cursos novos

Para Letícia, o resultado expressivo obtido pela Udesc na avaliação quadrienal foi muito expressivo. "Para a comunidade acadêmica compreender o impacto do resultado e da evolução da pós-graduação da universidade, é importante observar os números apresentados. De 35 programas de pós, 12 estão com nota 5 e quase a totalidade dos programas com nota 3 evoluiu para 4 e, portanto, estão aptos a solicitar doutorado."

"Esse resultado mostra que a pós-graduação na Udesc, que teve o primeiro curso de mestrado aprovado e implantado em 1995 e o primeiro curso de doutorado em 2007, evoluiu em números e em qualidade, no rumo à consolidação. De 2010 para cá, houve a ampliação de 120% nos cursos de pós-graduação stricto sensu na Udesc. Essa evolução muda o patamar da universidade dentro do cenário atual da pós-graduação catarinense e brasileira, pois temos hoje 15 cursos de doutorado e 35 cursos de mestrado, formando recursos humanos qualificados nas mais diversas áreas", ressalta a pró-reitora.

Além da matriz atual, a Udesc pretende aumentar sua oferta de pós-graduação, mais uma vez alinhada ao planejamento estratégico institucional: foram aprovados internamente 14 novos cursos acadêmicos e profissionais, sendo três de mestrado e 11 de doutorado. Outro doutorado está em trâmite na instituição, já tendo passado pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG), do Conselho Universitário (Consuni).

Os novos cursos de pós-graduação aprovados pelos conselhos universitários já podem ser submetidos à Capes pela Plataforma Sucupira.

"Se todas as propostas de mestrado e de doutorado forem aprovadas no âmbito da Capes e nos demais órgãos competentes, a Udesc ampliará a sua oferta de pós-graduação em 30% e, assim, a grande maioria dos seus programas de pós terão os cursos de mestrado e de doutorado vinculados", conclui a pró-reitora.

Algumas propostas de cursos novos que não dependiam do resultado da Avaliação Quadrienal já foram submetidas à Capes. São eles:

  • Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis (Udesc Alto Vale)
  • Mestrado Acadêmico em Sistemas Costeiros e Lagunares (Udesc Laguna)
  • Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (Udesc Planalto Norte)
  • Doutorado Profissional em Administração (Udesc Esag) 


Conheça a pós da Udesc

A Udesc lançou neste ano 68 vídeos, com cerca de cinco horas de conteúdo, que apresentam os cursos de pós-graduação da universidade e a pesquisa institucional em diferentes áreas.

A iniciativa, de proporções inéditas entre universidades brasileiras, foi liderada pela PROPPG, com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom), das direções de Pesquisa e Pós-Graduação e das coordenações de Pós-Graduação de todos os centros da universidade. Assista aos vídeos no YouTube.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC