Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/12/2020-18h35

Rio Uruguai é tema de concurso internacional de fotografia apoiado pela Udesc

Concurso selecionará mil fotos do Rio Uruguai para serem publicadas em um livro - Foto: Reprodução
O Fórum Permanente de Conservação e Uso Racional do Rio Uruguai e Aquífero Guarani está promovendo o 1º Concurso de Fotografias do Rio Uruguai, para todo o Mercosul. A iniciativa tem o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que é um das entidades integrantes do fórum.

O concurso tem como tema "O Rio Uruguai Revelado pelas Lentes" e selecionará mil fotos para a produção de um livro com as melhores imagens das nascentes até a foz. A missão do concurso é sensibilizar a população para conhecer os aspectos do patrimônio natural e cultural do Rio Uruguai.

"A partir do momento que as pessoas passam a apreciar a beleza de um rio, ter conhecimento dos usos da água e da cultura das populações ribeirinhas, desperta-se a vontade de preservar. Este concurso é para isto", comenta a professora Raquel Valério de Sousa, do Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Udesc, em Lages.

O concurso também é uma estratégia para a divulgação do Fórum Permanente e da criação de um observatório internacional, entre Brasil, Uruguai e Argentina, para monitoramento e preservação da qualidade da água.

A Udesc é uma das participantes ativas do fórum e da criação do observatório. Resultados de estudos dos pesquisadores da universidade alimentam o banco de dados técnicos do observatório e serão publicados no livro, juntamente com as mil imagens selecionadas. A professora Raquel é a autora de um dos capítulos deste livro.

Inscrições

As inscrições para o Concurso de Fotografias do Rio Uruguai estão abertas e são gratuitas. Elas acontecem pela internet, até 1º de julho de 2021, e todas as regras podem ser conferidas no edital.

O concurso é destinado à população em geral, instituições de ensino, Organizações Não Governamentais (ONGs) e comitês locais, estaduais e internacionais do Brasil, Argentina e Uruguai.

Premiação

A premiação do concurso será a divulgação da foto na edição do e-book Mil Fotos do Rio Uruguai. Os autores das vinte melhores imagens serão premiados com artesanatos do Brasil, Argentina e Uruguai. As três melhores fotografias serão premiadas com troféus especiais com o desenho da Bacia do Rio Uruguai.

A data prevista para a divulgação dos resultados é 16 de agosto de 2021. Mais informações podem ser obtidas no site do concurso.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h