Representantes da Udesc Cead atuam em diversas
frentes e municípios até 10 de agosto - Fotos: Div.
Sete municípios da região Sul Catarinense recebem até 10 de agosto atividades da
Operação Caminho dos Cânions, promovida pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Um deles é Santa Rosa do Sul, onde as ações mobilizam uma equipe de 15 rondonistas, incluindo docentes, técnicos e estudantes de seis unidades da Udesc e de outras cinco instituições do Brasil e do Paraguai (confira a equipe no final do texto).
Coordenada pela professora Cléia Demétrio Pereira, do
Centro de Educação a Distância (Cead), da Udesc, a equipe programou 25 tipos de oficinas e atividades diferentes para a operação (veja a lista completa abaixo).
As atividades em cada município são planejadas conforme demandas locais e envolvem diversos segmentos sociais. Um dos principais públicos envolvidos são os profissionais e estudantes das redes de ensino.
Além de Cléia, que é a atual diretora de Extensão da Udesc Cead, faz parte da equipe de Santa Rosa do Sul a técnica Tânia Foletto, que trabalha na Direção de Extensão do centro de ensino.
Cerimônia de abertura
Antes das atividades, Santa Rosa do Sul recebeu na última quarta-feira, 31, a cerimônia de abertura da operação, com a presença de todas as equipes envolvidas, autoridades e convidados. Ao todo, participam da operação mais de 90 estudantes, quase 20 técnicos e 10 docentes.
Além de Cléia e Tânia, prestigiaram o evento, pela Udesc Cead, a diretora-geral, Vera Marques, o professor Alfredo Balduíno Santos e outros quatro técnicos - Donizete Bittencourt, Rogério Boddemüller, Maria Helena Tomaz e Gilberto Luiz Françosi - que também participam das atividades.
Municípios
A Operação Caminho dos Cânions tem equipes nos seguintes municípios: Balneário Arroio do Silva, Ermo, Meleiro, Morro Grande, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e Sombrio. A iniciativa tem colaboração da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).
Os representantes da Udesc Cead atuam em diversas atividades, incluindo a coordenação de equipes e ministrando oficinas. Dentre os temas abordados nessas ações, estão sexualidade, educação sexual, gravidez na adolescência, prevenção à violência sexual, diversidade, combate ao preconceito, educação inclusiva e relações étnico-raciais.
Além de chefiar a equipe, Cléia ministra oficinas sobre educação inclusiva e direitos humanos. Já Vera Marques fará atividades sobre educação e sexualidade, na próxima semana, em Santa Rosa do Sul e Ermo.
Educação, sexualidade e direitos humanos
Vera coordena o
Laboratório de Educação e Sexualidade (LabEduSex), e Cléia, o
Laboratório de Direitos Humanos (LabDH) da Udesc Cead. Vinculados aos dois laboratórios, operam programas de extensão permanentes e da faixa geral, também coordenados pelas docentes.
Maria Helena comandará atividades sobre educação étnicorraciais nas escolas, em Santa Rosa do Sul e em Ermo, também na próxima semana. A técnica é coordenadora do
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Udesc (Neab) e do programa de extensão permanente Memorial Antonieta de Barros, e, na Udesc Cead, atua como secretária de Pós-Graduação.
Coordenação de equipes
Outros dois técnicos da Udesc Cead coordenam equipes durante a operação. Donizete Bittencourt, que é vinculado à DEX, comanda a equipe que atua em Ermo. O grupo é formado por 15 pessoas, incluindo seis estudantes estrangeiros.
E Rogério Boddemüller chefia a equipe em Meleiro, formada por acadêmicos brasileiros, paraguaios e chilenos. O técnico é coordenador de Informática do centro de ensino e também do programa de extensão Pakua Udesc.
Já o servidor Gilberto Luiz Françosi trabalha como motorista, prestando suporte às equipes.
Parcerias
Os mais de cem rondonistas que participam da operação são vinculados à Udesc e a instituições parceiras do Brasil e do exterior, dentre elas: a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a Universidade Diego Portales, do Chile, a Universidade Nacional de Assunção e a Universidade Santa Clara de Asís, do Paraguai.
Oficinas programadas para Santa Rosa do Sul
-
Humanização do atendimento: gente atendendo gente
-
Segurança no trabalho rural
-
Ética e profissionalismo: cuidado da saúde da população
-
Minicursos: artes cênicas para crianças
-
Apresentando a Udesc – Feira das profissões
-
Violência doméstica e familiar
-
Mídias e redes sociais: da aprendizagem ao cuidado
-
Educação inclusiva e direitos humanos
-
Formação para gestão financeira
-
Atividades recreativas e lúdicas
-
Alimentação saudável e aproveitamento de alimentos
-
Horta Escolar e Comunitária
-
Contação de história, teatro e musicalidade
-
Educação para as relações étnicoraciais
Equipe de rondonistas em Santa Rosa do Sul
-
Cléia Demétrio Pereira (coordenadora), professora e diretora de Extensão da Udesc Cead
-
Tânia da Silveira Foletto, técnica da DEX da Udesc Cead
-
Abenoué Duarte Barbosa, graduando de Ciência da Computação da Udesc Alto Vale
-
Fabianna Del Pilar D'agostini Villarroel, Gabriel Ignacio Sandoval Canto, Javiera Paz Sanchez Abarca e Daniel Jeremías Ávalos Blanco, da Universidade de Assunção (UNA), do Paraguai
-
Lourdes Elizabeth Martínez Vázquez, da Universidade Santa Clara de Asís (La Usca), do Paraguai
-
Ruan Pablo Poletto, do curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
-
João Vítor Antunes de Lima, graduando de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
-
Lucas Adriano Dalla Rosa da Silva, graduando de Enfermagem da Udesc Oeste
-
Bruna Ribeiro Frogel, graduanda de Engenharia de Produção da Udesc Planalto Norte
-
Igor de Souza Alves, graduando de Educação Física da Udesc Cefid
-
Julia de Souza Iglesias, graduanda de Medicina Veterinária da Udesc Lages
Sobre o NER Udesc
Ao longo de 13 anos, o NER Udesc realizou 18 operações presenciais e outras duas online, com cerca de 14 mil atividades, envolvendo cerca de 3,5 mil rondonistas e contemplando em torno de 450 mil pessoas em mais de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.
No
site do Núcleo é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o
Facebook, o
Instagram e o
YouTube.
Confira alguns registros fotográficos na galeria abaixo. Outras informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Extensão da Udesc pelo e-mail
ner.proex@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454