Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/04/2021-18h03

Simpósio Internacional de Ciência, Saúde e Território tem parceria da Udesc Lages

Evento acontecerá de 25 a 27 de maio, de forma on-line, com transmissão pelo YouTube - Arte: Divulgação
Estão abertas as inscrições para o 6º Simpósio Internacional Ciência, Saúde e Território e 6º Simpósio de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária do Sul do Brasil (Sipa), promovidos respectivamente pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em parceria com outras instituições, entre elas o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages.

O evento acontecerá de 25 a 27 de maio, de forma on-line pela primeira vez, com transmissão pelo YouTube. O tema central é Saúde Única, que representa a integração entre saúde humana, animal e ambiental. O tema está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Trabalhar o tema saúde única, neste momento em que nossa sociedade vivencia uma pandemia tão trágica, é essencial para repensarmos as práticas que vem sendo adotadas nos compartimentos humanos, ambientais e animais, a fim de torná-las mais integradoras, seguras e sustentáveis", ressalta Lenita Agostinetto, coordenadora do evento e professora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde da Uniplac.

O evento tem como público-alvo profissionais das mais diversas áreas, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e interessados no tema. Na programação, estão palestrantes internacionais, de países como Estados Unidos, França e Uruguai.

Participação da Udesc Lages

Além de apoio na organização, a Udesc Lages terá a participação de professores na programação do simpósio. Em 26 de maio, o professor André Fischer Sbrissia será mediador de uma mesa redonda, às 8h30, com o tema "Sipa e os serviços ecossistêmicos". Já professor Andreas Lázaros Chryssafidis mediará, às 18h30, a mesa redonda "Saúde única e pandemias".

Em 27 de maio, às 9h, o professor Everton Skoronski ministrará o minicurso "Contaminantes emergentes e o tratamento de água". E às 18h30, o professor Ubirajara Maciel da Costa mediará a mesa redonda de encerramento do evento, com o tema "Desafios a serem enfrentados e possibilidades à saúde única".

Programação, inscrições e certificados

A programação completa pode ser conferida no site do evento e inclui outras mesas redondas, palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e lançamento de livro. As inscrições devem ser feitas neste link. Participantes com, no mínimo, 75% de frequência receberão certificado de 20 horas.

Submissão de trabalhos

Trabalhos científicos poderão ser submetidos, até 10 de abril, para apresentação no evento, através deste link. Os 20 melhores trabalhos completos serão publicados nas seguintes revistas cientificas: Revista Interdisciplinar de estudos em saúde (RIES), vinculada à Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), e Revista Agropecuária Catarinense (RAC), da Epagri. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h